Notícias

Dia Nacional do Capelão Evangélico Civil e Militar será celebrada na Alece nesta quarta

Por Lincoln Vieira
07/07/2025 09:35 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) vai comemorar, em sessão solene, nesta quarta-feira (09/07), o Dia Nacional do Capelão Evangélico Civil e Militar, às 17h, no Plenário 13 de Maio. A solenidade atende a requerimento dos deputados Salmito (PSB), Sargento Reginauro (União) e Firmo Camurça (União). 

Segundo Salmito, o papel do capelão evangélico é valioso para a sociedade. O parlamentar explicou que o sacerdote presta assistência espiritual em hospitais, escolas, asilos, prisões, unidades militares e em empresas. “Os capelães prestam aconselhamento espiritual, escuta ativa, acolhimento e oração levando a fé a quem precisa. Toda a palavra do capelão é baseada em princípios bíblicos e entendimento da complexidade que é o ser humano e sua essência”, ressaltou.

O parlamentar destacou que o capelão evangélico leva consolo, esperança e transformação social. “Nos hospitais, o capelão é um agente de esperança que leva consolo a pacientes e familiares que sofrem com doenças; nas escolas, os capelães apoiam aos alunos no desenvolvimento como pessoas; nos presídios, apoio a transformação social dos detentos e nas unidades militares e empresas, aconselhamento espiritual para situações desafiadoras e estressantes”, salientou. 

Por sua vez, o deputado Sargento Reginauro (União), também autor do requerimento, frisou que a data, celebrada anualmente em 21 de junho, reconhece e valoriza a missão espiritual, social, humanitária, exercidas pelos capelães. “O capelão é um agente de apoio essencial nos ambientes militares, civis, hospitalares e prisionais, oferecendo conforto, orientação, fé e esperança em momentos de dor, desafio e transformação”, acentuou. 

Reginauro observou ainda que a vocação dos capelães ultrapassa a esfera religiosa. Para ele, o sacerdote se apresenta como uma base de acolhimento e escuta. “Os capelães também auxiliam na saúde emocional e espiritual de pessoas em situações de vulnerabilidade. Nos quartéis, hospitais, escolas, unidades prisionais e em diversas instituições públicas sua presença se torna um instrumento de paz, solidariedade e amparo”, assinalou. 

SERVIÇO
Sessão solene em comemoração do Dia Nacional do Capelão Evangélico Civil e Militar
Data: quarta-feira, 9 de julho 
Horário: 17 horas
Local: Plenário 13 de Maio 
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807 - Dionísio Torres

Edição: Vandecy Dourado

Veja também