Notícias

Marisqueiras cearenses estampam a nova edição da revista Plenário Alece

Por Dídio Lopes
07/07/2025 10:34 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Marisqueiras do grupo Guerreiras das Águas, de Paracuru, em matéria da revista Plenário Alece - Foto: Junior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Coordenadoria de Comunicação Social, lança a 72ª edição da Revista Plenário Alece, convidando o leitor a olhar com mais sensibilidade para quem alimenta vidas com as próprias mãos: as marisqueiras cearenses. Mulheres de fibra e coragem que enfrentam marés e preconceitos para sustentar suas famílias e manter vivas tradições centenárias.

A reportagem traz um olhar delicado e, ao mesmo tempo, potente, sobre a realidade dessas “artesãs da pesca” e acompanha o webdocumentário produzido pela Alece Mídias, com o objetivo de dar visibilidade a essas mulheres que, apesar de sua importância para a preservação ambiental, tantas vezes permanecem invisíveis aos olhos da sociedade.

Para o jornalista e editor-geral da publicação, Dídio Lopes, a matéria de capa traz à tona o universo pouco contado das marisqueiras cearenses, reconhecendo o valor social, econômico e cultural dessas mulheres do mar. “A força das marisqueiras é um símbolo da resistência e da riqueza cultural do nosso povo e esta edição presta um tributo à coragem de mulheres que, mesmo diante das adversidades, seguem firmes, sustentando suas famílias e suas comunidades”, destaca.

Dando continuidade à série especial pelos 190 anos da Alece, esta edição aborda um tema fundamental: a acessibilidade. Afinal, a Casa do Povo deve ser de todos e para todos. A revista também destaca as recentes conquistas do Legislativo estadual, com a recertificação ISO 9001 do Procon Alece e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CTLegis), além do Selo Ouro do Sebrae para a Sala do Empreendedor, reconhecendo os esforços da Casa para atender com qualidade, eficiência e inovação.

Capa da Revista Plenário Alece edição 72

A revista convida o leitor ainda a revisitar a trajetória do Escritório Frei Tito de Alencar, que há 25 anos atua em defesa dos direitos humanos; a refletir sobre os 15 anos do Estatuto da Igualdade Racial; a revisitar os cinco anos do início da pandemia de Covid-19 e a não esquecer as lições e as cicatrizes que ela nos deixou.

Em um tom de celebração e esperança, esta edição também presta homenagem ao centenário do Corpo de Bombeiros do Ceará, reconhecendo aqueles que não medem esforços para salvar vidas; revela a pulsante vida das feiras livres da capital, onde cores, cheiros e histórias se misturam em cada barraca; e apresenta o emocionante trabalho da ONG Caviver, que transforma vidas de crianças com doenças oculares dando acolhimento e esperança para uma nova visão de mundo.

Liderada pelo jornalista Ilo Santiago Júnior, coordenador de Comunicação Social da Alece, a revista Plenário Alece também é composta pelos jornalistas Dídio Lopes, na editoria-geral e reportagem; Abílio Gurgel e Adriana Thomasi, na editoria adjunta e reportagem; Ana Lúcia Machado, Andrea Fontenele, Jackeline Sampaio, Marina Ratis, Fátima Abreu, na reportagem; Carmen Ciene, na revisão; Marina Rodrigues (Molécula Design) no Design; e os fotógrafos Dário Gabriel, José Leomar, Paulo Rocha, Pedro Albuquerque, Júnior Pio, Máximo Moura, Marcos Moura, Rodrigo Carvalho, Bia Medeiros e Érika Fonseca.

Para acessar revista Plenário Alece, basta acessar o link.

Assista ao WebDoc através do link.

Edição: Lusiana Freire

 

Veja também