Notícias

Socorristas voluntários de Fortaleza são homenageados em sessão solene na Alece

Por Luciana Meneses
07/07/2025 10:53 | Atualizado há 6 horas

Compartilhe esta notícia:

A cerimônia reuniu socorristas filiados a grupos de atuação em situações de emergência - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na manhã desta segunda-feira (07/07), sessão solene em homenagem aos 20 anos de atuação dos socorristas voluntários em Fortaleza e ao Dia do Socorrista, celebrado no dia 11 de julho. O evento aconteceu no Plenário 13 de Maio e atendeu ao requerimento do deputado Heitor Férrer (União) e teve como subscritores os deputados Almir Bié (Progressistas) e Firmo Camurça (União).

Presidida pelo deputado Heitor Férrer, a homenagem se faz necessária, segundo o parlamentar, pela contribuição inestimável do trabalho dos socorristas à população. “Esses homens e mulheres merecem todo o nosso louvor por tudo o que fazem. Homens e mulheres dedicados a ajudar e a salvar vidas, enfrentando desafios diários e abrindo mão de momentos preciosos com suas famílias para garantir que aqueles que precisem tenham tratamento e socorro pré-hospitalar. São movidos pela solidariedade e pela compaixão, sendo suporte, exemplo de coragem, determinação e humanidade. Muito obrigado a todos vocês”, enalteceu.

O presidente da Associação Humanitária Pompier Resgate Voluntário Sem Fronteiras pediu apoio para criação de uma lei em favor dos socorristas. Foto: José Leomar

Em nome dos homenageados, o presidente da Associação Humanitária Pompier Resgate Voluntário Sem Fronteiras, Sérgio Luiz da Silva Lépine, agradeceu o reconhecimento e sugeriu a criação de uma lei que regulamente a categoria. “Nosso sonho é a criação de uma lei estadual que ampare os socorristas e amplie o sistema de defesa estadual. São 184 municípios no Ceará e a maioria sem assistência. O cenário é de bombeiros saturados, poucos concursos, poucas vagas, profissionais sobrecarregados e é aí onde entra nosso trabalho, como voluntários e heróis complementares da vida real. Esse dia simboliza a nossa visibilidade, o reconhecimento pelo que fazemos e como abdicamos de muito para desempenhá-lo com sucesso”, declarou. 

Os homenageados se reúnem para fazer uma foto oficial no Plenário 13 de Maio. Foto: José Leomar

Durante a solenidade, foram homenageados o técnico em enfermagem e o cofundador do Grupo Motorizado de Atendimento de Emergência (GMAE), Hugo Gustavo da Silva; o bombeiro voluntário, socorrista e comandante do Grupo Tático de Atendimento Primário (GTAP), Frédéric Hardouin; e o presidente e fundador do Grupo Motorizado de Atendimento de Emergência (GMAE) e do Grupo Tático de Atendimento Primário (GTAP), Robson Lima Falcão. 

Também foram reconhecidos pelos seus esforços o socorrista, bombeiro profissional civil, condutor de veículo de Urgência e Emergência, Luís Junior de Sousa Silva; o fundador da equipe “Águias Resgate, Francisco Naércio Martins; a socorrista, bombeira profissional civil e enfermeira, Érika Letícia Saraiva Monteiro Silva; o socorrista e bombeiro civil Clairton Araújo Pereira; e o Sérgio Luiz da Silva Lépine, presidente da Associação Humanitária Pompier Resgate Voluntário Sem Fronteiras. 

Edição: Vandecy Dourado

Veja também