Pedro Lobo destaca força do turismo no Cariri e crescimento do setor no Ceará
Por Gleydson Silva10/07/2025 12:41 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

O deputado Pedro Lobo (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (10/07), que o setor do turismo no Cariri movimentou, nos cinco primeiros meses de 2025, cerca de R$ 566 milhões, mostrando a força da atividade para a economia da região e do Estado.
De acordo com o parlamentar, o valor representa 10,29% do total registrado pelo setor no Ceará, que movimentou cerca de R$ 5,5 bilhões no mesmo período. A região, conforme ele, possui um grande potencial para o desenvolvimento do turismo, seja na área de eventos, cultural ou de natureza, potencial reforçado pelas belezas da Chapada do Araripe. “A Chapada está concorrendo para ser reconhecida pela Unesco como patrimônio mundial. Isso vai possibilitar que o Cariri atraia cada vez mais turistas para essa modalidade”, disse.
A região do Cariri, na avaliação do deputado, é o berço cultural do Ceará, onde se respira cultura. O Centro Cultural do Cariri é, para Pedro Lobo, o espaço cultural mais moderno do interior do Nordeste e do Brasil. “Não tem um equipamento com a estrutura, com a modernidade e com a condição de promoção da cultura como o Centro Cultural do Cariri”, afirmou.
Pedro Lobo ressaltou a importância da Expocrato para o turismo e a economia local, destacando-se ainda como uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil. “O impacto econômico da feira agropecuária do Festival Expocrato é impressionante. Cem por cento da rede hoteleira está ocupada no período. Movimenta o comércio local, os restaurantes, além de ser um período de reencontro. Todo mundo vai se reencontrar na Expocrato”, garantiu.
O deputado Salmito (PSB), em aparte, reiterou a importância da região para a economia do Ceará e o perfil cultural que o turismo da região tem. “Só o município de Juazeiro do Norte recebe mais de dois milhões de romeiros por ano. Isso é de uma extraordinária oportunidade de desenvolvimento econômico e turístico. Que haja cada vez mais políticas públicas interfederativas para dinamizar e fortalecer esse potencial”, almejou.
O deputado De Assis Diniz (PT) ressaltou que, nesta sexta-feira (11/07), o Festival Expocrato será aberto como “um dos mais importantes eventos do circuito de grandes exposições”, que também movimenta a economia local. “Na sexta, começa o festival musical e, no sábado, teremos a abertura da exposição agropecuária. Teremos de domingo a domingo o encontro de gerações”, afirmou.
Já o deputado Marcos Sobreira (PSB) afirmou que a Expocrato 2024 foi a maior da história do evento e, neste ano, tem tudo para superar os números do ano passado. O parlamentar também falou da ocupação hoteleira, que está com toda a sua capacidade em uso. “Uma festa que muda a economia não só do Crato, mas do Cariri inteiro. Alguns amigos pessoais buscavam hospedagem no Cariri inteiro e não tem mais vaga. Toda a rede hoteleira está com 100% de ocupação”, enfatizou.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Guilherme Sampaio repudia tarifas de Trump e alerta para impactos no comércio entre Brasil e EUA
Autor: Lincoln Vieira
Renato Roseno conclama população a defender a soberania brasileira
Autor: Luciana Meneses