Atuação da Companhia de Policiamento com Cães é tema do Questão de Ordem
Por Wanessa Tavares/ com Assessoria15/07/2025 15:14 | Atualizado há 19 horas
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), recebe, nesta terça-feira (15/07), a comandante da quarta Companhia de Policiamento com Cães (CPCAES), pertencente ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Maria Freitas. A convidada vai falar sobre os 49 anos da CPCAES e a sua trajetória na carreira militar.
O início do canil da PMCE se deu após a extinção da seção de cães de guerra do 23º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro (23 BC), que, na época, possuía um plantel de 12 cães. Em virtude da morte de dois de seus animais por motivo de causas naturais, o Exército Brasileiro resolveu doar os 10 cães restantes da raça pastor alemã para a Corporação da PM.
Já a 4ª Cia/BPChoque/ CPCães é uma subunidade subordinada ao BPChoque, que tem por finalidade específica a execução de policiamento ostensivo especializado preventivo e repressivo com o emprego de cães como suplemento, atuando mediante planejamento próprio, isolado ou em apoio a outras unidades operacionais da Corporação e a outras instituições, com atuação em todo o Estado do Ceará.
Em virtude da excelente capacidade olfativa e do efeito persuasório e dissuasório dos cães Policiais, o emprego desses animais como suplemento às atividades das instituições de segurança pública constitui-se em um eficiente e eficaz sistema de controle à criminalidade.
Durante os mais diversos tipos de ocorrências policiais, em especial durante o policiamento ordinário e às operações de choque, os cães policiais enquadram- se perfeitamente enquanto nível de uso da força, como uma técnica não-letal e que atende à legislação e às normas legais nacionais e internacionais de Direitos Humanos.
ENTREVISTADA
Maria Freitas é natural do município de Apodi, do Rio Grande do Norte e veio para Fortaleza em 2002. No ano de 2009 concluiu o curso de Química Industrial na Faculdade Federal do Ceará. Fez especialização em Engenharia de Petróleo, em 2011, na Universidade de Fortaleza (Unifor). No entanto, em 2014 ingressou no curso de Formação de Oficiais Combatentes da Polícia Militar, sendo empossada em 2016 como 1º Ten QOPM da Polícia Militar do Ceará, sendo, a partir desse momento, se tornado mais conhecida pelo seu nome de guerra por Ten Maria Freitas, sobrenome esse em homenagem ao seu avô Francisco das Chagas de Freitas, mais conhecido como Chico Tiburcio.
Dos seus cinco anos e seis meses de polícia, quatro anos e seis meses são todos na CIA de Policiamento em Eventos. Teve a honra de ser homenageada em outubro de 2021 com a Comenda Hudson Danilo Lima Oliveira como forma de reconhecimento pelo trabalho na segurança pública. Fez o curso de Distúrbios Civis (CDC) em São Paulo em 2021. Atualmente é capitã e comanda a 4Cia/BPChoque CPCaes.
Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. Excepcionalmente, o programa será exibido nesta segunda-feira e na próxima (14 e 21/07). A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h. O programa fica disponível na Alece Play e no YouTube.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece homenageia grandes nomes do Direito com Medalha Paulo Bonavides
Autor: ALECE
CCJR e CCTES apresentam balanço das atividades do primeiro semestre
Autor: Juliana Melo