Alece homenageia políticos, gestores públicos e pesquisadores em solene alusiva aos 125 anos da Fiocruz
Por Ariadne Sousa16/07/2025 20:43 | Atualizado há 11 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na noite desta quarta-feira (16/07), sessão solene em comemoração ao aniversário de 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), assim como os 17 anos de atuação dela no Ceará. Na ocasião, foram ressaltadas as contribuições da instituição para a saúde pública nacional.
O deputado Salmito (PSB), autor do requerimento que originou a sessão, destacou que a Fundação foi instalada no Ceará com o objetivo de servir à população, com relação à saúde e geração emprego e renda, além de potencializar as oportunidades econômicas, com a produção e exportação de mercadorias, assim como de conhecimento.

Requerente da sessão solene, deputado Salmito (PSB) falou sobre a importância da Fiocruz - Foto: Marcos Moura / Alece
“A nossa intenção é agradecer e reconhecer o que a Fiocruz nacional fez ao longo da sua história para a saúde do nosso País. Nós, enquanto povo cearense, enquanto deputados estaduais que representam a população do Ceará, somos muito agradecidos à Fiocruz nacional e à Fiocruz Ceará por todos que deram a sua contribuição. Pela construção, muito mais do que de uma obra, muito mais do que um projeto, mas de algo que por si já representa uma mudança estrutural”, afirmou Salmito.
A Fiocruz Ceará fica localizada no município Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O prefeito do Município, José Arimatéa Lima Barros Júnior, ressaltou a importância da Fundação, afirmando que a Cidade a abraça como parte do presente e do futuro. “A Fiocruz Ceará, com seus centros de pesquisa, projetos de inovação em saúde, formação de profissionais e diálogos com a sociedade, tem sido uma parceira estratégica para o desenvolvimento do Eusébio e da nossa Região Metropolitana”, avaliou.

Coordenadora da Fiocruz Ceará, Carla Freire Celedonio Fernandes destacou o papel da instituição para a saúde pública - Foto: Marcos Moura / Alece
Para a coordenadora da Fiocruz Ceará, Carla Freire Celedonio Fernandes, o legado da instituição se entrelaça com os desafios e avanços da saúde pública no Brasil. “Esta homenagem representa um marco de grande relevância para a ciência nacional, para a saúde pública e para o compromisso do estado brasileiro para o bem-estar de sua população”, considerou.
HOMENAGENS

Senador da República e ex-governador do Ceará, Cid Gomes relembrou o processo para conquistar a instalação da Fiocruz no Ceará - Foto: Marcos Moura / Alece
A Fiocruz Ceará foi instalada durante o período em que o senador da República, Cid Ferreira Gomes (PSB-CE), era governador do Estado. Na tribuna, Cid Gomes comentou sobretudo o processo, desde o planejamento até o efetivo funcionamento da unidade. “Lembro de cada um dos momentos simbólicos que a gente viveu, a partir do sonho, da ousadia, e o Ceará é assim, o cearense não se conforma com pouco. Para quem vem de fora, saiba que as duas mais prestigiosas instituições públicas científicas que misturam pesquisa com ensino, do Brasil, tem braços aqui no Ceará, falo do ITA e da Fiocruz”, ressaltou o senador.
Segundo o presidente da Fiocruz, Mario Santos Moreira, a solenidade é um momento de honra e orgulho. Além disso, ele lembrou os desafios que a Fundação enfrentou ao longo da história. “Eu queria dizer que além dessa trajetória, eu acho que o que a gente presencia aqui no Ceará é a constituição de um projeto de País […] se trata da construção de um país soberano”, ponderou.
Nesse sentido, o presidente alertou que o País não pode depender da indústria farmacêutica internacional, apontando que o Ceará desenvolve um trabalho científico de alto nível. “Nós estamos aqui fortalecendo a vocação do desenvolvimento tecnológico, da inovação, da produção para garantir o acesso da população brasileira àquilo que ela precisa no campo de produtos para a saúde”, completou Mario Santos Moreira.
%20.jpg)
Ex-ministra da Saúde e ex-presidente da Fiocruz, Nísia Trindade parabenizou o trabalho dos servidores e pesquisadores da instituição - Foto: Marcos Moura / Alece
A titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, agradeceu a iniciativa e elogiou o compromisso das gestões públicas, ao longo dos 17 anos de atuação da Fiocruz Ceará, com o projeto de desenvolvimento econômico, científico e social do Estado. “Quero aqui reforçar a homenagem a todos que construíram e continuam a construir essa Casa. Então não estamos falando apenas de homenagem pelo que foi feito, é pelo o que continua a ser feito”, declarou.
“É um momento de estarmos efetivando apostas e promessas que foram feitas ao longo desses anos, mas eu creio também que aqui nós temos uma visão de desenvolvimento que também olha a questão local e o desenvolvimento do município de Eusébio, olha para a questão dos territórios saudáveis. Então é uma conjunção de inovação e de ciência de ponta, com algo que também é inovação, que é a construção conjunta de conhecimento, de práticas em prol do desenvolvimento”, finalizou Nísia Trindade.
A lista de agraciados contou com o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana; o coordenador da Agenda 2030 da Fiocruz, Paulo Ernani Gadelha Vieira; e o assessor especial da Coordenação da Fiocruz Ceará, Antônio Carlile Holanda Lavor.
Na mesa da cerimônia, estiveram também presentes a deputada Marta Gonçalves (PSB); a secretária executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará, Maria Vaudelice Mota; e o secretário executivo do Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Rennys Frota.
Confira abaixo a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Programa Alô Alece recebe o deputado Sérgio Aguiar nesta quinta-feira
Autor: Wanessa Tavares
Questão de Ordem debate sobre a integração e os desafios da comunidade italiana no CE
Autor: Juliana Melo / com Assessoria