Alcance Enem beneficia mais de cinco mil estudantes cearenses durante o semestre
Por Pedro Emmanuel Goes22/07/2025 10:49 | Atualizado há 17 horas
Compartilhe esta notícia:

O Programa Alcance, iniciativa socioeducacional da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) sob a coordenação-geral da deputada estadual Jô Farias (PT), contemplou, no primeiro semestre deste ano, milhares de jovens e adultos em suas atividades, por meio da oferta de cursos gratuitos online, semipresenciais e presenciais.
O Alcance Enem, um dos eixos do programa, beneficiou 5.856 estudantes de todo o Ceará, além de contar com ampla participação na modalidade virtual.
Com cursos direcionados principalmente para jovens egressos da rede pública de ensino, o Alcance também atende adultos e idosos que desejam completar seus estudos. De acordo com o professor Evaldo Lima, coordenador do programa, o Alcance contribui para o desenvolvimento regional ao investir na qualificação humana e na promoção da cidadania. “É um exemplo concreto de como a governança pública pode induzir transformações sociais profundas a partir da educação”, disse.
Durante os seis primeiros meses do ano, o programa computou 2.162 matrículas de estudantes de 147 bairros de Fortaleza, através do Sistema de Gerenciamento de Alunos e Professores (Sigap), e 3.694 matrículas nos 80 municípios que o programa assiste.
Os estudantes tiveram oportunidade de exercitar seus conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 480 aulas, realizadas em Fortaleza e nos núcleos municipais, divididas em 15 módulos. Também tiveram sua escrita desenvolvida nas aulas a partir da produção de textos sobre 15 temas diferentes para o Laboratório de Redação.
%20.jpg)
Professor Evaldo Lima, coordenador do programa, em palestra que apresentou o programa a parceiros. Foto: Júnior Pio
Dos demais eixos, o Alcance Profissionalizante contou com 200 participantes de seus cursos presenciais, enquanto o Alcance Idiomas, proposta realizada em parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), contou com 30 estudantes durante estes seis meses.
Já o Alcance Socioemocional, eixo do programa que promove suporte psicológico por meio de plantões e atendimentos, além de ações de acolhimento, palestras e cursos voltados ao desenvolvimento socioemocional, técnicas de estudo e aprendizagem, promoveu ações de acolhimento aos estudantes em todos os sábados, além de contabilizar 233 atendimentos psicológicos e promover duas palestras sobre o tema “Desenvolvimento Socioemocional”.
Para Evaldo Lima, a disponibilização de uma plataforma virtual é um dos grandes diferenciais do Alcance em relação a outras iniciativas educacionais. De acordo com ele, a plataforma virtual, que fechou o semestre com a participação de 2.650 usuários, é uma ferramenta extremamente importante, que possibilita o estudo também de forma remota.
“Através da plataforma Alcance, disponibilizamos todas as aulas, realizamos as ações, apoio socioemocional, os cursos profissionalizantes, disponibilizamos provas passadas do ENEM, entre outras coisas. São estas ferramentas que acabam transformando e credenciando o Alcance como uma das mais importantes experiências educacionais do país”, disse.
%20.jpg)
Lançamento do Alcance + Saúde que oferece cuidados físicos e emocionais aos alunos. Foto: Marcos Moura
No mês de maio, houve, ainda, o lançamento de mais um eixo do Alcance, o Alcance + Saúde. O projeto Alcance Mais Saúde, iniciativa em parceria com o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, integra cuidados físicos, mentais e emocionais voltados aos estudantes que se preparam para o Enem. Com atendimento realizado todos os sábados, os participantes do Alcance Enem passaram a ter acesso a atendimento emergencial, plantão psicológico e encaminhamentos para diversas especialidades de saúde, como Serviço Social, Psicologia, Odontologia, Enfermagem, Laboratório, Nutrição, Clínica Médica e Fisioterapia.
Outro evento que marcou o semestre foi a realização da palestra "Conquistas e Oportunidades para o Saber, o Trabalho e a Cidadania". A iniciativa teve como objetivo apresentar o programa a gestores públicos e parceiros da iniciativa privada, incentivando a implantação de suas ações em diferentes municípios, impactando a geração de oportunidades para a população.
Devido ao recesso parlamentar, as atividades estudantis do programa Alcance foram interrompidas até o fim do período, em 31 de julho. Até lá, as aulas estão sendo disponibilizadas na plataforma virtual do projeto. O retorno às atividades presenciais está programado para 2 de agosto, quando serão iniciadas novas inscrições para o curso Alcance Enem. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (85) 98125 7919.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Campanha Julho Verde é tema do Questão de Ordem desta terça-feira
Autor: Lincoln Vieira
Sala do Empreendedor recebe Selo Ouro no segundo ano consecutivo por excelência de serviços
Autor: Lincoln Vieira