Sala do Empreendedor recebe Selo Ouro no segundo ano consecutivo por excelência de serviços
Por Lincoln Vieira22/07/2025 11:45 | Atualizado há 7 horas
Compartilhe esta notícia:

A Sala do Empreendedor da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), primeira unidade em uma casa Legislativa no Brasil destinada a orientar os pequenos empreendedores sobre o processo de legalização de seus negócios, recebeu o Selo Ouro de Referência em Atendimento do Sebrae pelo segundo ano consecutivo, pela excelência no acolhimento, na orientação e no suporte ao empreendedor.
Para o coordenador executivo, Lucas Aquino, “a Sala do Empreendedor da Alece consolidou seu papel de referência no apoio ao microempreendedor cearense pela qualidade do atendimento reconhecida no Brasil em janeiro. É uma conquista que muito nos orgulha. É o segundo ano que a Sala participa da avaliação que reafirma nosso compromisso com a excelência no acolhimento e na orientação ao empreendedor cearense”, celebra.

Coordenador executivo da Sala do Empreendedor, Lucas Aquino Foto: Pedro Albuquerque
O equipamento, que tem como coordenador geral o deputado Alysson Aguiar (PCdoB), encerrou o primeiro semestre de 2025 com 2.836 atendimentos presenciais e remotos em todo o Ceará.
Os serviços mais ofertados à população, de forma gratuita, foram: emissão de boletos do documento de arrecadação do Simples Nacional (DAS); a realização da declaração anual do microempreendedor individual (MEI); e a formalização, baixa, regularização e informações do MEI.
Lucas Aquino salienta que o equipamento também promoveu eventos como a Feira e Roda de Conversa sobre afroempreendedorismo, no dia 21 de março, para fortalecer a pauta da equidade racial nos pequenos negócios. Segundo ele, os encontros foram de “forte valor simbólico e prático”.
“Também tivemos uma edição robusta da semana do microempreendedor individual (MEI), em maio, com capacitações e feira de negócios. E intensificamos parcerias estratégicas com instituições como Sebrae, Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”, frisa.
A Sala do Empreendedor oferece atendimentos como capacitação e consultoria em conjunto com órgãos parceiros; fomento às feiras para engajar empreendedores para comercialização de suas mercadorias; serviço itinerante junto às comunidades, com participação de diversos parceiros; incentivo ao crédito com menores taxas de juros; e instruções com base no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, a lei 123/2006.
Os serviços aos microempreendedores individuais (MEIs) são gratuitos, para auxiliar no desenvolvimento dos negócios de forma sustentável e inovadora, com o intuito de impulsionar a economia estadual.
SERVIÇO
Sala do Empreendedor da Alece
Endereço: Avenida Pontes Vieira, nº 2348, no edifício Dep. Francisco das Chagas Albuquerque (Anexo III), Sala 303, 3° Andar
Horário: segunda a sexta, das 8h às 17h (funcionando no recesso até as 14h)
Contato: (85) 3277-2565 / (85) 99717-0134 (WhatsApp)
E-mail: empreendedor.alece@gmail.com e empreendedoralece@al.ce.gov.br
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Campanha Julho Verde é tema do Questão de Ordem desta terça-feira
Autor: Lincoln Vieira
Departamento de Saúde da Alece bate recorde de atendimento no primeiro semestre
Autor: Julyana Brasileiro-Comunicação Interna- com Assessoria do DSAS