Iluminação especial do Plenário 13 de Maio dá início à campanha Agosto Lilás na Alece
Por Juliana Melo01/08/2025 16:23 | Atualizado há 12 horas
Compartilhe esta notícia:

A partir desta sexta-feira (01/08), a fachada do Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) ganha iluminação especial em referência à campanha nacional Agosto Lilás, instituída em todo o País por meio da Lei Federal nº 14.448/2022 e, no estado do Ceará, pela Lei Estadual nº 17.957/2022. A campanha marca o aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006 e considerada um marco jurídico e social no combate à violência contra a mulher.
Para a titular da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), deputada Juliana Lucena (PT), “iluminar a Casa de lilás é mais do que um gesto simbólico — é um chamado à sociedade para refletir, se informar e agir. Sob a gestão comprometida do presidente [da Alece] Romeu Aldigueri e com o engajamento sensível e atuante da primeira-dama Tainah Marinho Aldigueri, a Alece tem fortalecido cada vez mais a pauta da mulher." Juliana Lucena ressalta ainda que "o Agosto Lilás nos lembra que a luta pela vida e pela dignidade das mulheres deve ser permanente, e a Assembleia, como espaço de representação popular, é protagonista nesse enfrentamento”.
De acordo com o diretor Administrativo da Casa, Manuel Jucá, a iluminação do Plenário é uma ação da Mesa Diretora. “Existe uma parceria da Alece nessa campanha contra a violência contra a mulher. Nós temos o Departamento de Gestão de Pessoas, com algumas ações junto com a Procuradoria Especial da Mulher”, explica.
AGOSTO LILÁS NA ALECE
A deputada Juliana Lucena reforça ainda que esse papel da Alece na conscientização e no combate à violência contra a mulher será destacado ao longo do mês de agosto, com uma programação especial sobre o tema.
“A Procuradoria Especial da Mulher realizará rodas de conversa, campanhas educativas, escutas com mulheres em situação de vulnerabilidade e o fortalecimento dos canais de acolhimento, como o Zap Delas. No dia 23 de agosto, realizaremos a 3ª Marcha em Defesa da Vida e dos Direitos das Mulheres, um grande ato público que mobiliza a sociedade e reforça nossa luta pelo fim da violência de gênero. A marcha é um momento simbólico e potente de união, resistência e esperança”, informa.
A parlamentar destaca também que a principal mensagem é que a violência contra a mulher não é normal, não é aceitável e não pode ser silenciada; e que toda mulher tem direito a viver com liberdade, segurança e respeito.
“Mais do que nunca, é preciso lembrar que não estamos sozinhas. Há uma rede de proteção e apoio pronta para acolher, orientar e lutar ao lado de cada mulher cearense. Por isso, reforçamos a importância de canais seguros, como o Zap Delas, que funciona de forma sigilosa e humanizada, ajudando mulheres em situação de violência a buscarem ajuda. Denunciar salva vidas”, avalia a parlamentar.
SOBRE PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER (PEM)
Criada em 2012, a Procuradoria Especial da Mulher atua na promoção de ações e projetos voltados aos direitos das mulheres, à luta pela igualdade de gênero e ao combate a todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.
O combate à violência de gênero está entre as principais áreas de atuação da Procuradoria. Nesse aspecto, a problemática é trabalhada em diferentes frentes, que vão desde o atendimento àquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade, até campanhas de conscientização para diversos públicos.
SERVIÇO - Procuradoria Especial da Mulher da Alece
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2930A - Bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE. Telefone: (85) 3277.2748 | Zap Delas: (85) 9 9814-0754
E-mail: pem@al.ce.gov.br
CONTATOS ÚTEIS:
Disque 180 - Central de Atendimento à Mulher
Disque 190 - Polícia Militar
Delegacia de Defesa da Mulher: presencial ou pelo telefone (85) 3108.2950
Boletim de Ocorrência eletrônico: www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/
Edição: Geimison Maia
Veja também

Violação da honra é tema do programa Um Lugar de Fala desta segunda
Autor: Wanessa Tavares
Alcance Enem apresenta aulão neste sábado com temas de Ciências, Matemática, Linguagens e Redação
Autor: Narla Lopes