Notícias

Alece reconhece importância do trabalho dos servidores públicos da Semace

Por Ariadne Sousa
04/08/2025 10:56 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Júnior Pio

Os 15 anos do concurso público da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) foram lembrados em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) na manhã desta segunda-feira (04/08). A cerimônia apontou a importância dos servidores públicos para a proteção ambiental do Estado. 

A cerimônia, que atendeu a requerimento do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), foi conduzida pelo presidente da Comissão do Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento do Semiárido da Casa, deputado Bruno Pedrosa (PT). Na ocasião, o parlamentar comentou sobre seu trabalho à frente do colegiado, assim como na liderança da Frente Parlamentar de Energias Renováveis. 

O deputado Bruno Pedrosa (PT) destacou os avanços na área ambiental no Estado - Foto: Júnior Pio

“Estou no meu quarto ano como membro titular do Conselho Estadual do Meio Ambiente, atuando principalmente no que tange à questão das energias renováveis, grandes investimentos que nós conseguimos aprovar no Coema, com muito esforço, com muito esmero, com muito zelo dos servidores da Semace e de todos aqueles que fazem a análise desses projetos”, disse Bruno Pedrosa. 

Entre as iniciativas apontadas pelo deputado estão a inauguração de um parque solar no município de Russas de quase R$ 500 milhões e mais de 1.000 empregos gerados. Segundo ele, em Jaguaruana, as obras voltadas a empreendimentos sustentáveis se estendem por mais de 850 hectares, promovendo cerca de 1.000 vagas de trabalho. “Isso levando riqueza, gerando oportunidade por meio desses investimentos em energias renováveis, sempre respeitando o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, com uma emissão de carbono quase zero”, finalizou. 

O parlamentar realizou também a leitura de uma declaração de autoria do presidente da Alece parabenizando os servidores da Semace e ressaltando o papel da instituição na execução das políticas estaduais ambientais. “O Parlamento estadual está aqui para celebrar os 15 anos de um concurso público por meio do qual se promoveu a estruturação de um órgão ambiental, cujo mister maior é a consolidação de uma política permanente e eficaz da proteção das riquezas do estado do Ceará”, afirmou Romeu Aldigueri na mensagem. 

No texto, o presidente da Alece relembrou o período em que foi superintendente da autarquia, entre 2003 e 2006, e refletiu sobre os desafios de quem atua na área ambiental no Brasil. “Fiscalizar no Brasil nunca foi fácil, cada derrota é uma dor imensa, cada vitória, muitas vezes, nem é percebida, sequer comemorada. Alguns e algumas de vocês podem se sentir injustiçados, e é para isso que também realizamos essa sessão solene, para deixar registrado na história da Casa e dizer ao povo do Ceará, por meio dos diversos meios de comunicação aqui presentes, o gigantismo silente do trabalho que vocês realizam na Superintendência Estadual do Meio Ambiente”, completou Romeu Aldigueri. 

O superintendente da Semace pontuou a qualidade dos serviços da autarquia - Foto: Júnior Pio

Para o superintendente da Semace, João Gabriel Laprovítera Rocha, a realização do concurso de 2010 foi um divisor de águas na história da instituição, resultando em um salto significativo de qualidade nos serviços prestados pela autarquia. O superintendente ressaltou a qualidade e o compromisso de todo o corpo técnico que compõe a Semace. 

“Não basta só a qualificação, é preciso um comprometimento, esse senso de responsabilidade, esse apreço pela instituição, e é muito bom perceber que todos vocês têm isso, todos vocês se empenham, têm um carinho genuíno pela instituição, têm esse brilho no olho para atuar no dia a dia, para poder dar vazão mesmo diante das dificuldades, que são muitas”, afirmou o superintendente aos servidores. 

A secretária do Meio Ambiente do Estado comentou sobre o fortalecimento das ações ambientais - Foto: Júnior Pio

A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, pontuou que os profissionais empossados a partir do certame reforçaram e reforçam até hoje as ações de controle, fiscalização e gestão ambiental do Estado. “O concurso representou um grande passo para fortalecer as políticas públicas ambientais e garantir um Ceará mais verde e sustentável, baseado em critérios técnicos e responsabilidade socioambiental”, salientou.

Representando os agraciados, o fiscal ambiental da autarquia, Ulisses Costa de Oliveira, afirmou que o dia de hoje é uma data de celebração e orgulho para todo o corpo técnico da Semace. “Esse momento representa o reconhecimento de uma trajetória marcada por muito compromisso, muita transformação e muito serviço prestado aqui ao estado do Ceará”, declarou. 

O servidor Ulisses Oliveira citou o reconhecimento da atuação do corpo técnico - Foto: Júnior Pio

De acordo com o servidor, nesses 15 anos, a Semace conseguiu ampliar a capacidade de atuação em campo e de resposta às denúncias da sociedade dado o grande número de ocorrências de infração ambiental registradas. “Nesse mesmo período, a gente viu o tempo médio dos processos de licenciamento ser reduzido drasticamente. Isso é resultado direto da dedicação técnica, da busca contínua pela eficiência e inovação de cada um de nós”, contou Ulisses Costa de Oliveira. 

No rol de homenageados estão as procuradoras autárquicas Roberta Ferreira Lopes e Luciana Barreira de Vasconcelos, os gestores ambientais Lincoln Davi Mendes de Oliveira e Carlos Alberto Mendes Júnior, os fiscais ambientais José Auricélio Gois Lima e Ulisses Costa de Oliveira e os membros da banca organizadora do concurso: Maria Acy Moura França, Maria Arinildes Chaves, Maria Aldenir Ferreira Correia. 

Além dos que se manifestaram na sessão, a mesa da cerimônia contou com a presença da homenageada Maria Zuleide Lopes Leandro e da superintendente adjunta da Semace, Virgínia Carvalho. 

Edição: Vandecy Dourado

Veja também