Alece reconhece importância do trabalho dos servidores públicos da Semace
Por Ariadne Sousa04/08/2025 10:56 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

Os 15 anos do concurso público da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) foram lembrados em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) na manhã desta segunda-feira (04/08). A cerimônia apontou a importância dos servidores públicos para a proteção ambiental do Estado.
A cerimônia, que atendeu a requerimento do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), foi conduzida pelo presidente da Comissão do Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento do Semiárido da Casa, deputado Bruno Pedrosa (PT). Na ocasião, o parlamentar comentou sobre seu trabalho à frente do colegiado, assim como na liderança da Frente Parlamentar de Energias Renováveis.

O deputado Bruno Pedrosa (PT) destacou os avanços na área ambiental no Estado - Foto: Júnior Pio
“Estou no meu quarto ano como membro titular do Conselho Estadual do Meio Ambiente, atuando principalmente no que tange à questão das energias renováveis, grandes investimentos que nós conseguimos aprovar no Coema, com muito esforço, com muito esmero, com muito zelo dos servidores da Semace e de todos aqueles que fazem a análise desses projetos”, disse Bruno Pedrosa.
Entre as iniciativas apontadas pelo deputado estão a inauguração de um parque solar no município de Russas de quase R$ 500 milhões e mais de 1.000 empregos gerados. Segundo ele, em Jaguaruana, as obras voltadas a empreendimentos sustentáveis se estendem por mais de 850 hectares, promovendo cerca de 1.000 vagas de trabalho. “Isso levando riqueza, gerando oportunidade por meio desses investimentos em energias renováveis, sempre respeitando o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, com uma emissão de carbono quase zero”, finalizou.
O parlamentar realizou também a leitura de uma declaração de autoria do presidente da Alece parabenizando os servidores da Semace e ressaltando o papel da instituição na execução das políticas estaduais ambientais. “O Parlamento estadual está aqui para celebrar os 15 anos de um concurso público por meio do qual se promoveu a estruturação de um órgão ambiental, cujo mister maior é a consolidação de uma política permanente e eficaz da proteção das riquezas do estado do Ceará”, afirmou Romeu Aldigueri na mensagem.
No texto, o presidente da Alece relembrou o período em que foi superintendente da autarquia, entre 2003 e 2006, e refletiu sobre os desafios de quem atua na área ambiental no Brasil. “Fiscalizar no Brasil nunca foi fácil, cada derrota é uma dor imensa, cada vitória, muitas vezes, nem é percebida, sequer comemorada. Alguns e algumas de vocês podem se sentir injustiçados, e é para isso que também realizamos essa sessão solene, para deixar registrado na história da Casa e dizer ao povo do Ceará, por meio dos diversos meios de comunicação aqui presentes, o gigantismo silente do trabalho que vocês realizam na Superintendência Estadual do Meio Ambiente”, completou Romeu Aldigueri.

O superintendente da Semace pontuou a qualidade dos serviços da autarquia - Foto: Júnior Pio
Para o superintendente da Semace, João Gabriel Laprovítera Rocha, a realização do concurso de 2010 foi um divisor de águas na história da instituição, resultando em um salto significativo de qualidade nos serviços prestados pela autarquia. O superintendente ressaltou a qualidade e o compromisso de todo o corpo técnico que compõe a Semace.
“Não basta só a qualificação, é preciso um comprometimento, esse senso de responsabilidade, esse apreço pela instituição, e é muito bom perceber que todos vocês têm isso, todos vocês se empenham, têm um carinho genuíno pela instituição, têm esse brilho no olho para atuar no dia a dia, para poder dar vazão mesmo diante das dificuldades, que são muitas”, afirmou o superintendente aos servidores.

A secretária do Meio Ambiente do Estado comentou sobre o fortalecimento das ações ambientais - Foto: Júnior Pio
A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, pontuou que os profissionais empossados a partir do certame reforçaram e reforçam até hoje as ações de controle, fiscalização e gestão ambiental do Estado. “O concurso representou um grande passo para fortalecer as políticas públicas ambientais e garantir um Ceará mais verde e sustentável, baseado em critérios técnicos e responsabilidade socioambiental”, salientou.
Representando os agraciados, o fiscal ambiental da autarquia, Ulisses Costa de Oliveira, afirmou que o dia de hoje é uma data de celebração e orgulho para todo o corpo técnico da Semace. “Esse momento representa o reconhecimento de uma trajetória marcada por muito compromisso, muita transformação e muito serviço prestado aqui ao estado do Ceará”, declarou.

O servidor Ulisses Oliveira citou o reconhecimento da atuação do corpo técnico - Foto: Júnior Pio
De acordo com o servidor, nesses 15 anos, a Semace conseguiu ampliar a capacidade de atuação em campo e de resposta às denúncias da sociedade dado o grande número de ocorrências de infração ambiental registradas. “Nesse mesmo período, a gente viu o tempo médio dos processos de licenciamento ser reduzido drasticamente. Isso é resultado direto da dedicação técnica, da busca contínua pela eficiência e inovação de cada um de nós”, contou Ulisses Costa de Oliveira.
No rol de homenageados estão as procuradoras autárquicas Roberta Ferreira Lopes e Luciana Barreira de Vasconcelos, os gestores ambientais Lincoln Davi Mendes de Oliveira e Carlos Alberto Mendes Júnior, os fiscais ambientais José Auricélio Gois Lima e Ulisses Costa de Oliveira e os membros da banca organizadora do concurso: Maria Acy Moura França, Maria Arinildes Chaves, Maria Aldenir Ferreira Correia.
Além dos que se manifestaram na sessão, a mesa da cerimônia contou com a presença da homenageada Maria Zuleide Lopes Leandro e da superintendente adjunta da Semace, Virgínia Carvalho.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Trabalho social e espiritual do Gepe é reconhecido em sessão solene na Alece
Autor: Ariadne Sousa