Guilherme Sampaio repudia ataques à democracia e defende ações do Governo do Ceará
Por Narla Lopes07/08/2025 12:25 | Atualizado há 15 horas
Compartilhe esta notícia:

O deputado Guilherme Sampaio (PT) externou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (07/08), apoio ao manifesto nacional em defesa da democracia e criticou os recentes episódios antidemocráticos ocorridos no Congresso Nacional.
“O que assistimos nos últimos dias foi simplesmente mais uma tentativa de golpe contra a democracia. Se um deputado impede o exercício de um poder da República, está cometendo um golpe contra o Parlamento e deve responder na Comissão de Ética e, espero eu, também no Judiciário”, afirmei.
O parlamentar elogiou o posicionamento de partidos, como o PT e o PSB, que assinaram o documento em defesa das instituições democráticas. “Quanto mais manifestos tivermos se posicionando categoricamente em defesa das instituições, menos espaço sobra para golpistas aventureiros e traidores da pátria. Este momento exige de nós um posicionamento firme e cristalino em defesa da democracia”, destacou.
Guilherme também rebateu críticas sobre um suposto “acovardamento” da Casa sobre a convocação de professores na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e sobre as condições do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec).
Em relação à convocação de professores da Uece, o líder do Governo informou que os 35 professores do cadastro reserva, cuja chamada era aguardada desde o ano passado, já foram convocados. “O que existe hoje na Uece é a maior expansão da história da instituição, com novos cursos em diversas áreas, incluindo Medicina no interior. Se isso é se acovardar, então eu não sei mais o que significa enfrentar os temas com seriedade”, pontuou.
A respeito do Issec, Guilherme esclareceu que uma audiência pública para discutir a qualidade dos serviços prestados já foi aprovada. “Essa audiência foi solicitada e será realizada brevemente. É uma pauta importante que surgiu com apoio de vários parlamentares”, explicou.
Guilherme Sampaio reforçou o compromisso do Governo do Ceará com o povo cearense. “Esta é a linha que seguirá sempre o governador Elmano de Freitas, com transparência, compromisso com o povo trabalhador, com a geração e preservação de empregos, com as empresas que foram construídas com o suor desse povo e são patrimônio de todos nós. Nós, deputados e deputadas, representantes do povo, não podemos ter outro compromisso que não seja preservar esse patrimônio”, concluiu.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Marcos Sobreira enaltece manifesto nacional de seis partidos em defesa da soberania nacional
Autor: Luciana Meneses
Júlio César Filho destaca a homologação de três terras indígenas no Ceará
Autor: Ricardo Garcia