Notícias

Autoridades elogiam entrega da Medalha Paulo Bonavides pela Alece

Por Guilherme de Andrade
11/08/2025 20:22 | Atualizado há 11 horas

Compartilhe esta notícia:

Presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, em entrevista ao lado da primeira-dama da Casa, Tainah Marinho Aldigueri - Foto: Júnior Pio / Alece

A Medalha Paulo Bonavides foi entregue pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) a grandes nomes do Direito brasileiro na noite desta segunda-feira (11/08), em sessão solene que ocorreu no auditório João Frederico Ferreira Gomes, localizado no Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (Anexo II da Alece). 

Por suas atuações na defesa da justiça, do Estado Democrático de Direito e do fortalecimento das instituições brasileiras, os homenageados do evento foram a ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar (STM); o advogado, professor e procurador do Município de Fortaleza, Martônio Mont'Alverne Barreto Lima; o procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco; e o ministro Teodoro Silva Santos, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Presidente da Alece, o deputado Romeu Aldigueri (PSB) classificou Paulo Bonavides como “o símbolo maior da democracia”. Além disso, lembrou que o advogado dedicou seis décadas de sua vida “à maior profissão de todas, que é ser professor”. Por isso, e por ser um “exemplo de trabalho pela democracia”, está orgulhoso de proporcionar este evento. 

Romeu Aldigueri ainda elogiou os homenageados da noite. “Todos merecidamente homenageados. Todos com pós-doutorado, com doutorado. Foram estudantes do professor Paulo Bonavides. Então nós temos quatro grandes referências hoje”, ressaltou.

Vice-Prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar (à esquerda), falou sobre a importância do reconhecimento da Alece a grandes juristas brasileiros - Foto: Érika Fonseca / Alece

Para representar o prefeito Evandro Leitão (PT), a vice-prefeita Gabriella Aguiar (PSD) compareceu ao evento e elogiou a iniciativa da Alece. “É um reconhecimento dos grandes juristas, não só da nossa Cidade, mas do nosso País. É um papel importante que a Assembleia Legislativa assume ao reconhecer a importância desses profissionais para a defesa, inclusive, da democracia”, avaliou. 

“É um dos maiores juristas brasileiros e referência de Direito no Ceará”. Assim Paulo Bonavides foi lembrado por Christiane do Vale Leitão, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - secção Ceará (OAB-CE). 

A advogada e professora também exaltou a solenidade e afirmou que a homenagem é “muito importante para a advocacia”. “Um momento em que a gente celebra a união da prática com a técnica. A advocacia se fortalece pela simbologia da retidão de caráter do doutor Paulo Bonavides, do abraço ao Direito e, mais do que nunca, sobre a valorização de nomes tão bonitos aqui homenageados pela nossa Alece”, frisou Christiane Leitão. 

Procurador-Geral da Alece, Rodrigo Martiniano Ayres Lins comentou sobre os homenageados e expressou que “as escolhas não poderiam ter sido melhores”. “Todos são doutores em Direito Constitucional e têm o compromisso firme com o Estado brasileiro, com a democracia brasileira. Todos são autores renomados do Direito Constitucional. Pessoas que de fato merecem a honraria”, comentou 

Deputado Danniel Oliveira (MDB) [à esquerda], primeiro secretário da Alece, ressaltou o perfil dos homenageados - Foto: Máximo Moura / Alece

Também compareceram ao evento diversos deputados da Casa. Entre eles, o primeiro-secretário da Alece, deputado Danniel Oliveira (MDB), que elogiou a iniciativa. “Nosso presidente [Romeu Aldigueri] acerta mais uma vez ao buscar homenagear figuras, principalmente com essa medalha Paulo Bonavides, de alguém que tanto fez e tanto marcou a história do nosso Estado do Ceará. Reconhecer figuras da área jurídica, que atuam em defesa do nosso Estado, em defesa da nossa democracia”, frisou. 

Já o deputado Antônio Henrique (PDT) ressaltou essa ser a primeira cerimônia de entrega da Medalha Paulo Bonavides. “Quero parabenizar o nosso presidente Romeu Aldigueri pela iniciativa. Essa medalha já existia aqui na Casa, mas não tinha acontecido em nenhum momento uma solenidade como essa, escolhendo quatro personalidades que realmente representam, que fazem jus a essa homenagem”, elogiou. 

Paulo Bonavides Neto foi o responsável por representar o grande jurista que dá nome à medalha. Em nome de toda a família, ele demonstrou gratidão pela realização da sessão solene. “Primeiramente queria agradecer a toda Assembleia Legislativa do Estado do Ceará por essa homenagem. Tenho certeza que se ele ainda estivesse aqui, ainda em vida, estaria muito feliz com isso. Em nome de toda a família, queria passar esse sentimento de gratidão", afirmou. 

Edição: Geimison Maia

Veja também