Notícias

Comissão de Agropecuária aprova dois projetos de indicação e dois requerimentos

Por Pedro Emmanuel Goes
12/08/2025 15:46 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

Reunião da Comissão de Agropecuária - Foto: Dário Gabriel

A Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) se reuniu, na tarde desta terça-feira (12/08), e aprovou dois projetos de indicação e dois requerimentos de parlamentares. 

O projeto de indicação 27/2024, de autoria do deputado Stuart Castro (Avante), sugere a criação de unidade de comercialização e transbordo da safra produzida na região do maciço de Baturité.

Já o PI 20/2025, da deputada Jô Farias (PT), propõe a criação do Programa de Capacitação e Financiamento para Mulheres Agricultoras, com foco na agroecologia e na sustentabilidade.

O deputado Pedro Lobo (PT) é autor de dois requerimentos solicitando realização de audiências públicas para debater o Programa Nacional de Crédito Fundiário e o projeto de integração do rio São Francisco e o Cinturão das Águas do Ceará. O debate vai focar na segurança hídrica, fortalecimento da agricultura e pecuária, na estruturação de um polo de desenvolvimento agroindustrial e tecnológico na região do Cariri.

A comissão também deu ciência à chegada de ofício, de autoria do deputado Luciano Silveira, da Comissão de Agropecuária da União Nacional dos Legislativos (Unale), convidando para o encontro técnico para troca de experiências no enfrentamento de extremos climáticos. A reunião acontece durante a 48ª edição da Expointer em Esteio/RS, a ser realizada de 30 de agosto a 7 de setembro.

A reunião foi presidida pelo deputado Missias Dias (PT), presidente do colegiado, e contou com as presenças dos deputados Salmito (PSB), Acrísio Sena (PT), Agenor Neto (MDB), Guilherme Landim (PSB), Pedro Lobo (PT), Lucinildo Frota (PDT), Bruno Pedrosa (PT) e David Vasconcelos (PL). 

Edição: Clara Guimarães

Veja também