Guilherme Sampaio exalta educação pública do Estado
Por Ricardo Garcia13/08/2025 11:01 | Atualizado há 15 horas
Compartilhe esta notícia:

O líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Guilherme Sampaio (PT), lamentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (13/08), que parlamentares da oposição na Casa utilizem problemas pontuais de infraestrutura em escolas estaduais para criticar a educação pública do Estado.
Guilherme Sampaio considerou justo que qualquer deputado da oposição apresente questionamentos e cobre satisfações sobre obras paradas ou problemas de infraestrutura em escolas públicas, mas alertou sobre os riscos de distorções nas críticas.
“Parabenizo qualquer deputado que, de forma responsável, cumpre o seu papel de fiscalização e solicita providências ao Governo do Estado em relação a qualquer problema constatado, mas entendo que há uma distorção quando se apresenta a exceção como sendo regra. É um grave equívoco”, salientou o parlamentar.
De acordo com ele, a educação pública cearense é reconhecida nacional e internacionalmente pela sua qualidade e valorização dos profissionais. “Quem atesta essa qualidade não é a propaganda governamental, como apontam, é o Ministério da Educação, é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), são avaliações externas, são organismos multilaterais e internacionais que acompanham a evolução da educação”, assinalou.
Em aparte, o deputado Júlio César Filho (PT) avaliou como “inquestionável” a qualidade do ensino e dos equipamentos na rede pública de ensino no Ceará. “Nós vemos o zelo do Governo do Estado com as obras nas escolas públicas, mas existem fatores imprevisíveis que não podemos controlar, que podem ocasionar o atraso ou a paralisação das obras”, pontuou.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Guilherme Sampaio enfatiza necessidade de combater crimes sexuais com maior rigor
Autor: Gleydson Silva
David Vasconcelos pede urgência na votação de propostas em defesa de crianças e adolescentes
Autor: Lincoln Vieira