Notícias

Alece promove blitz de divulgação da Marcha em Defesa da Mulher nesta sexta-feira

Por ALECE
21/08/2025 08:49 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

Fachada do Anexo IV, onde funciona a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Alece - Foto: Marcos Moura / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta sexta-feira (22/08), blitz de divulgação da Marcha em Defesa da Mulher, mobilização que integra a programação de enfrentamento à violência de gênero e promoção dos direitos das mulheres.

A ação começa às 8 horas, em frente à sede da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), e segue às 10 horas, no Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa.

O objetivo é sensibilizar servidoras, servidores e a sociedade sobre a importância da luta contra o feminicídio, da valorização da vida das mulheres e da construção de políticas públicas que garantam segurança, respeito e igualdade.

A deputada Juliana Lucena (PT), procuradora especial da Mulher da Alece, destaca a relevância da mobilização: “A Marcha em Defesa da Mulher é um grito coletivo contra o feminicídio e todas as formas de violência. Queremos reafirmar que a vida das mulheres importa e que precisamos fortalecer, todos os dias, a luta por respeito, dignidade e igualdade”.

A coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher, Karisia Mara, reforça que a blitz tem papel estratégico na sensibilização social: “Essa é uma ação de mobilização e de diálogo. Queremos que cada pessoa que receba nosso material seja também multiplicadora dessa mensagem de respeito e de combate à violência contra as mulheres”.

A blitz é uma das etapas preparatórias para a grande Marcha em Defesa da Mulher, que ocorre no dia 30 de agosto e reunirá movimentos sociais, instituições e lideranças em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

PEM

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (PEM), criada por meio de resolução em 2012, tem a finalidade de zelar pela participação das deputadas nos órgãos e atividades da Alece, em colaboração com a Mesa Diretora, além de promover ações e desenvolver projetos voltados aos direitos das mulheres, à luta pela igualdade de gênero e ao combate a todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.

A PEM possui um canal de comunicação chamado Zap Delas, destinado ao atendimento de mulheres e meninas em situação de violência no Ceará. A ferramenta, oferecida por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, está disponível pelo número (85) 99814.0754, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. No atendimento são oferecidas orientações iniciais e encaminhamentos para a equipe multidisciplinar do órgão realizar o acompanhamento, conforme o caso. 

A equipe da PEM é composta por psicólogas, advogadas, assistente social e outros profissionais com treinamento especializado e voltado para o atendimento humanizado.

SERVIÇO - Procuradoria Especial da Mulher da Alece

FUNCIONAMENTO: 

Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os atendimentos são agendados previamente por meio do Zap Delas, que é o canal de WhatsApp para atendimento da Procuradoria, ou de forma presencial, na sede da PEM, e realizados de forma híbrida (presencial e/ou virtual), tendo prioridade o atendimento virtual para as mulheres do interior do Ceará. 

ENDEREÇO: 

Av. Desembargador Moreira, 2.930 A. Bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE.

CONTATOS: 

Telefone: (85) 3277.2748

Zap Delas: (85) 9 9814-0754

E-mail: pem@al.ce.gov.br 

Veja também