Notícias

Empreendedorismo feminino é destaque durante homenagem aos 50 anos da Alfe

Por Juliana Melo
20/08/2025 18:30 | Atualizado há 10 minutos

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Érika Fonseca

Nesta terça-feira (20/08), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou sessão solene, no Plenário 13 de Maio, para homenagear os 50 anos de atuação da Associação de Lojistas e Líderes Femininas (Alfe). A iniciativa partiu dos deputados Alcides Fernandes (PL), Sérgio Aguiar (PSB), Firmo Camurça (União) e Pedro Matos (Avante).

Em seu discurso, o deputado Alcides Fernandes destacou a relevância da Alfe para o empreendedorismo feminino no Ceará e frisou que a entidade não é apenas uma associação, mas é um verdadeiro movimento que abre portas, quebra barreiras, formou gerações de mulheres visionárias, corajosas e empreendedoras.

"A Alfe é exemplo vivo de que é possível vencer com esforço, fé, e princípios sólidos. Mulheres que empreendem, geram empregos, constroem o nosso estado com dignidade e com competência. Em nome do povo cearense, deixo o nosso reconhecimento, meu respeito e meu compromisso com as causas que fortalecem o papel da mulher na sociedade com verdade, com trabalho, com valores”, declarou.

Para o deputado Pedro Matos, nessas cinco décadas, a associação trouxe histórias de mulheres inspiradoras, que mostram que sua força vai além do crescimento econômico: também promove inclusão social e fortalece a identidade do estado. "Essas mulheres pioneiras não aceitaram barreiras e abriram caminhos que hoje permitem milhares de empreendedores cearenses transformarem sonhos em realidades", pontuou.

O deputado David Vasconcelos (PL) ressaltou que as homenageadas superaram dificuldades e estão recebendo homenagem merecida nesta sessão solene. Ele reforçou que suas trajetórias das homenageadas comprovam que elas merecem o reconhecimento da Casa do Povo pelos 50 anos da entidade. 

Uma das homenageadas, a associada da Alfe, Maria Selma de Sá Cabral, leu um cordel composto em agradecimento à homenagem recebida. Ela contou a história da criação da Alfe, citou parceiras que colaboraram ao longo de todas essas décadas e louvou a todo o corpo associativo. “Nessa casa que é do povo, agradecemos a honra com glória de, através desses nobres deputados, sermos destaque em nossa história", concluiu.

Presidente da Alfe, Izabel Cristina Gonçalves Dias. Foto Érika Fonseca

A presidente da entidade, Izabel Cristina Gonçalves Dias, ressaltou o reconhecimento e reforçou o compromisso e a responsabilidade da entidade de promover o mercado empresarial. Ela trouxe um pouco da trajetória da Alfe, iniciada em 1975, quando a Organização das Nações Unidas decretou aquele como o Ano Internacional da Mulher, inspirando em todo o mundo uma nova visão sobre o papel feminino na sociedade.

Ela agradeceu e destacou que “esta homenagem é para todas as associadas, que juntas, contribuíram para o sucesso e longevidade de nossa associação. Ela é feita de mãos dadas, de trocas sinceras, de escutas e acolhimento. É feita de mulheres que se reinventam a cada desafio e que, mesmo em meio às turbulências, permanecem em movimento”.

Durante a sessão solene que marcou o Jubileu de Ouro da Associação de Lojistas e Líderes Femininas (Alfe), foram homenageadas as mulheres que se destacaram na atuação da Alfe: presidente da entidade, Izabel Cristina Gonçalves Dias e as associadas Maria Selma de Sá Cabral, Lucrécia Figueiredo Araújo, Maria das Graças Cardoso Ferreira, Maria Élia da Costa Farias, Liana Serra Franklin Thomaz, Maria de Fátima Borges Duarte, Raiane Pretes, Maria Arinete Marinho Timbó, Marlene Alves Cabral, Rosa Virginia Frota, Graça Bringel Olinda, Maria Yolanda Araújo, Marilza Soares Pessoa e Leides Castelo Branco Camurça Fernandes. 

Estiveram presentes à sessão solene o deputado Firmo Camurça; o diretor social do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza,  empresário Airton Boris Pontes; e o empresário João Inácio Araújo.

Também acompanharam a solenidade representantes da Academia Cearense de Eventos e da 10ª Região Militar.

Acompanhe a íntegra da sessão solene que homenageou os 50 anos da Alfe

Edição: Clara Guimarães

Veja também