Questão de Ordem debate impactos das teorias da conspiração na democracia e na sociedade
Por Amanda Andrade*, com Assessoria22/08/2025 14:37 | Atualizado há 2 horas
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), recebe, nesta sexta-feira (22/08), os professores James Fitzgerald, da Dublin City University (Irlanda), e Rafael Mota, da Universidade de Fortaleza (Unifor). Os convidados analisam os impactos das teorias da conspiração na democracia e na sociedade contemporânea, tendo como base a palestra realizada no último dia 19 de agosto, na Unifor.
Durante a entrevista, os especialistas discutem os riscos que a democracia enfrenta no cenário internacional, com a ascensão de líderes autoritários, mudanças econômicas globais, além de temas como a Guerra da Ucrânia, o papel da China como potência mundial ao lado dos Estados Unidos e o recente “tarifaço” feito por Donald Trump. Questões ligadas ao terrorismo e suas diferentes formas também entram na pauta. James Fitzgerald comenta ainda a ameaça de ataque em um show da cantora Lady Gaga, no Rio de Janeiro, em maio deste ano, frustrada pela Polícia Civil.
A palestra, intitulada “What Conspiracy Theories Tell Us About Democracy and Society”, realizada em Fortaleza, teve como proposta refletir sobre como narrativas conspiratórias moldam percepções políticas, afetam instituições democráticas e influenciam o debate público.
ENTREVISTADOS
James Fitzgerald é professor auxiliar de Security Studies e Estudos sobre Terrorismo no curso de Direito da Dublin City University (Irlanda), é diretor fundador do programa Erasmus Mundus International Master in Intelligence and Strategic Studies (IMSISS). Já atuou como professor visitante em instituições como a Columbia University, PUC-Rio e University of Glasgow, além de colaborar com veículos como Folha de São Paulo, The Conversation, The Irish Times, e ter trabalhos citados na Rolling Stone Magazine, BBC News e The New Yorker. Suas pesquisas já foram apresentadas em fóruns internacionais como a ONU, na Comissão Europeia e no Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Rafael Mota é advogado criminalista, sócio do escritório Henrique Lavor Advogados Associados e professor da graduação e pós-graduação em Direito na Unifor. Pós-doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e em Estudos Marítimos pela Escola de Guerra Naval. Também é mestre e doutor em Direito Constitucional pela Unifor. Atua como professor convidado da Escola Superior de Guerra e da Escola Superior de Defesa (Brasil), além de instituições militares da Colômbia e do Peru.
Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h. O programa fica disponível na Alece Play e no canal da Alece TV no YouTube.
Edição: Clara Guimarães
*Estagiária, sob a supervisão da editora Clara Guimarães
Veja também

Identidade Cultural destaca filme "Central de Inteligência Cearense" e livro "Minicrônicas Subversivas" neste sábado
Autor: Wanessa Tavares / com Assessoria
Alece entrega Medalha Plenário 13 de Maio ao desembargador Durval Aires Filho
Autor: Guilherme de Andrade