Sessão solene homenageia 100 anos de fundação do Corpo de Bombeiros nesta quinta
Por Wanessa Tavares27/08/2025 15:45
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza nesta quinta-feira (28/08), a partir das 17h, sessão solene em comemoração ao aniversário de 100 anos de fundação do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Ceará (CBM/CE) e aos 22 anos do projeto Jovem Bombeiro Voluntário (JBV).
A solenidade, que atende a requerimento do deputado Sargento Reginauro (União), com subscrição dos deputados Simão Pedro (PSD), Lucinildo Frota (PDT) Felipe Mota (União), Carmelo Bolsonaro (PL), Queiroz Filho (PDT), Firmo Camurça (União), Antônio Henrique (PDT), Marcos Sobreira (PSB), Missias Dias (PT) e De Assis Diniz (PT), vai ocorrer no Plenário 13 de Maio.
Segundo Sargento Reginauro, a criação do CBM/CE foi oficializada em 8 de agosto de 1925 pelo então governador do Estado, desembargador José Moreira da Rocha, por meio da Lei nº 2.253. “Essa data representa um marco significativo na história da corporação, que nasceu com a missão principal de combater incêndios na cidade de Fortaleza”, afirma.
O parlamentar também ressalta que “com quase um século de atuação, o CBM/CE tem desempenhado um papel essencial na proteção da população e na preservação do patrimônio público e privado. Os bombeiros são reconhecidos por sua coragem, dedicação e profissionalismo, enfrentando emergências com altruísmo, muitas vezes colocando suas próprias vidas em risco para salvar outras e garantir a segurança da comunidade”.
Sargento Reginauro enfatiza ainda que “a solenidade tem por objetivo celebrar a trajetória e os feitos heroicos do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, além de prestar uma merecida homenagem aos bombeiros que, diariamente, enfrentam adversidades em prol da sociedade”.
Já Carmelo Bolsonaro destaca que o projeto JBV foi criado em 18 de julho de 2003, dedicado à formação cidadã e social de jovens cearenses. Sob a coordenação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), o projeto é uma referência nacional em inclusão social, disciplina e prevenção, com foco em adolescentes entre 14 e 17 anos.
O deputado enfatiza ainda que “com atuação em Fortaleza e diversos municípios do interior, como Maracanaú, Caucaia, Iguatu, Juazeiro do Norte, Tauá, Pentecoste, Quixeramobim, entre outros, o JBV já beneficiou mais de 20 mil jovens, ensinando-lhes noções de civismo, primeiros socorros, combate a incêndios, ética, disciplina e prevenção de acidentes domésticos”.
Carmelo Bolsonaro destaca também que “homenagear esses instrutores é reconhecer o papel humano e social desempenhado pelo CBM/CE e valorizar o impacto positivo que esses profissionais geram na juventude e na construção de um Estado mais justo e solidário”.
SERVIÇO - Sessão solene em comemoração ao aniversário de fundação do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Ceará (CBM/CE) e aos 22 anos do projeto Jovem Bombeiro Voluntário (JBV).
Quando: quinta-feira, 28 de agosto de 2025
Horário: 17 horas
Local: Plenário 13 de Maio
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807 - Dionísio Torres
Edição: Geimison Maia
Veja também

Canal Alece é tema do Questão de Ordem desta quarta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria
Siga-me destaca o Festival Internacional de Arte Naif nesta quarta-feira
Autor: Wanessa Tavares