Alece reconhece atuação do BPChoque e da CPCães em sessão solene
Por Guilherme de Andrade25/08/2025 16:06 | Atualizado há 5 horas
Compartilhe esta notícia:

Os 40 anos de criação do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e 49 anos de criação da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães), da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) foram comemorados pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) em sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira (25/08).
O evento ocorreu no Plenário 13 de Maio e atendeu a requerimento dos deputados De Assis Diniz (PT) e Carmelo Bolsonaro (PL), com subscrição dos deputados Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos), Sargento Reginauro (União) e Bruno Pedrosa (PT).
Sob o lema “coragem, sacrifício e abnegação”, o BPChoque atua como força de reação da PMCE, com foco na proteção da população cearense em operações especiais, controle de tumultos, patrulhamento urbano e operações rurais. Dispõe, atualmente, de uma frota especializada com 22 viaturas leves e oito viaturas de transporte de tropa, além de um arsenal militar com armas de última geração. O batalhão é composto por 378 policiais, divididos em quatro companhias, entre elas a CPCães.
Já a CPCães atua no policiamento com cães especializados em patrulhamento e detecção de drogas, armas e explosivos. A unidade se destaca, também, pelas ações sociais, que unem policiais militares, profissionais da saúde e apoiadores da causa animal. Algumas ações comunitárias são promovidas, como atendimento veterinário gratuito, aulas de adestramento e campanhas de vacinação para cães e gatos.

Deputado De Assis Diniz (PT) ressaltou a importância do trabalho dos policiais militares para a sociedade - Foto: Dário Gabriel / Alece
O deputado De Assis Diniz, autor do requerimento e responsável por presidir a sessão solene, destacou a importância dos profissionais do BPChoque e CPCães. “São vocês que colocam a vida na defesa de uma paz social. E não é qualquer cidadão que coloca a sua vida para proteger e defender a sociedade. Razão pela qual recebem o nosso reconhecimento, a nossa homenagem”, frisou.
“São duas unidades que carregam no peito o compromisso de proteger vidas no dia a dia e mostrar a garra e competência da nossa Polícia Militar”, destacou o parlamentar David Vasconcelos (PL), que também esteve presente na solenidade. Ele ressaltou que os 378 policiais são “homens e mulheres preparados para agir com firmeza e técnica em operações contra o crime organizado”.

Deputado David Vasconcelos (PL) defendeu os investimentos em segurança pública - Foto: Dário Gabriel / Alece
Especificamente sobre o CPCães, David Vasconcelos classificou a companhia como um “verdadeiro orgulho” e afirmou que ela “mostra como a parceria entre policiais e animais pode gerar resultados impressionantes”.
“Segurança pública não é gasto, é investimento. Quando fortalecemos o BPChoque e o CPCães, estamos fortalecendo o futuro do Ceará. Estamos garantindo que o cidadão de bem tenha liberdade para trabalhar, estudar, empreender e viver em paz. Por isso defendo esses herois de fardas”, concluiu o deputado.
Foram homenageados com certificados na sessão solene o subtenente João Pessoa Menezes; o 3º sargento Antonio Magnoante Silva; o subtenente Josiel Lopes dos Santos; o subtenente Josceli Pereira de Oliveira; o tenente-coronel Antônio Gonçalves Cavalcante; o sargento Alessandro Fidelis de Matos; o capitão Emerson Aurélio Pinto; a capitã Maria Freitas; o cabo Antônio Johnny Duarte Vieira; o tenente Rafael Aguiar de Freitas; o soldado Tiago Lima de Carvalho; o sargento Jânio Herbety Nogueira Maciel; o cabo Maria Joziane de Ávila Sousa; o major Luiz Paulo Nogueira Lino; e o sargento José Laelson Souza Pessoa.

Major Luiz Paulo discursou em nome dos homenageados na sessão solene - Foto: Dário Gabriel / Alece
Representando o comandante do BPChoque, tenente-coronel Cavalcante, o major Luiz Paulo elogiou os policiais homenageados nesta segunda-feira. “São policiais que cumprem muito bem as suas funções. São profissionais que não medem esforços, que estão sempre prontos para cumprir sua missão, que não têm qualquer tipo de objeção a cumprir sua missão. Homenagem muito justa e merecida”, ressaltou.
Neste mesmo sentido, o subcomandante da 4ª Companhia do BPChoque (CPCães), capitão Glayson Saraiva, afirmou que os homens e mulheres que compõem as unidades “fazem de tudo para poder oferecer o melhor para a sociedade”. Por isso, ele “só tem a agradecer a todos por tudo que fazem pela família cearense”.
Compuseram ainda a mesa da solenidade os deputados De Assis Diniz e Carmelo Bolsonaro; o comandante da 1ª Companhia de Polícia de Guarda, tenente-coronel Gerardo; o major Luiz Paulo; o subcomandante da 4ª Companhia do BPChoque (Canil/CPCães); e a cabo Maria Joziane de Ávila Sousa.
Confira a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Atuação da Cooperativa de Pediatras do Ceará é enaltecida em sessão solene na Alece
Autor: Pedro Emmanuel Goes
Campanha do Agosto Dourado é um dos destaques do Alô Alece desta terça
Autor: Amanda Andrade*, com Assessoria