Notícias

Alece destaca papel de conciliadores e mediadores na justiça cidadão em solenidade

Por Giovanna Munhoz
26/08/2025 19:07 | Atualizado há 3 horas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Érika Fonseca

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta terça-feira (26/08), sessão solene em homenagem aos conciliadores e mediadores judiciais e extrajudiciais do Estado. A iniciativa atendeu a solicitação do deputado David Vasconcelos (PL), que destacou a relevância desses profissionais para a sociedade. 

Segundo o parlamentar, os mediadores exercem um papel essencial ao promover o diálogo como caminho para a construção da paz e do respeito. “Eles abrem espaço para que as pessoas conversem e encontrem soluções de forma célere, minimizando judicializações e fortalecendo a cultura da paz e da resolução consensual de conflitos”, assinalou.

Foto: Érika Fonsêca

O presidente do Sindicato dos Mediadores e Conciliadores Judiciais e Extrajudiciais do Estado, Danilo de Matos Moreira, destacou que o trabalho desses profissionais contribui diretamente para a desjudicialização e a pacificação social. “É um ofício fundamental, que ajuda a reduzir a sobrecarga do Judiciário. Além de reconhecer esses profissionais, é necessário garantir sua valorização, pois são eles que transformam a forma de resolver os litígios”, afirmou.

Foto: Érika Fonsêca

Já a orientadora da Célula de Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz da Secretaria de Direitos Humanos do Ceará, Maria Jucileide Vasconcelos, ressaltou que mediadores e conciliadores garantem um acesso efetivo à justiça por meio do diálogo assertivo. “É uma função cidadã que, pela escuta e pela fala, consegue promover justiça sem amarras. Trata-se de um serviço valoroso, que engrandece a Justiça como um todo”, apontou.

Durante o evento foram homenageados 20 profissionais conciliadores e mediadores judiciais e extrajudiciais. 

Edição: Clara Guimarães

Veja também