Notícias

Canal Alece é tema do Questão de Ordem desta quarta

Por Juliana Melo / com Assessoria
27/08/2025 15:50 | Atualizado há 2 horas

Compartilhe esta notícia:

Isabel Chaves, deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) e Renato Abreu - Foto: Divulgação Alece TV

O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), desta quarta-feira (27/08) recebe o ouvidor parlamentar e presidente da Comissão de Defesa Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), e a coordenadora da Ouvidoria Parlamentar da Alece, Isabel Chaves Cavalcante.

Eles trazem mais detalhes sobre o Canal Alece, um novo sistema de protocolo e tratamento de demandas da população, lançado nesta terça-feira (26/08), pela Ouvidoria Parlamentar. A iniciativa, que marca os 18 anos do órgão, visa garantir mais transparência e eficiência no atendimento às manifestações da sociedade. 

Durante o lançamento, o presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), enfatizou que a novidade é mais um passo em direção ao objetivo de a Alece receber o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). "Ao aperfeiçoarmos nossos canais, abrimos a Alece para que a sociedade se aproprie daquilo que temos a oferecer", disse.

O ouvidor parlamentar da Alece, deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), também destacou que o novo sistema reforça a imagem do Parlamento como uma instituição aberta e conectada com o povo. Ele lembrou ainda que a ferramenta poderá ser oferecida a outras ouvidorias de órgãos públicos, como as câmaras municipais, para auxiliar na implantação de seus próprios sistemas.

ENTREVISTADOS

Ouvidor parlamentar e presidente da Comissão de Defesa Social, o deputado Leonardo Pinheiro é médico e está no quarto mandato consecutivo como deputado estadual. 

Nasceu no Sertão Central, no município Solonópole. Ficou órfão aos quatro anos de idade de Maria Suelly, então prefeita da Cidade. O pai, Ubiratan Pinheiro, elegeu-se prefeito de Solonópole de 1988 a 1992 e de 1997 a 2000.

O parlamentar concluiu o curso de Medicina em 2000 e escolheu  exercer a  profissão médica no interior do Estado, onde a falta de médicos ainda é um grande problema. Desde então, atuou em vários municípios do Estado, como Iguatu, Jaguaretama, Iracema, Alto Santo, Senador Pompeu, Icó, Solonópole, Morada Nova, Jaguaribe entre outros, sempre com uma imensa vontade de amenizar o sofrimento deste povo humilde. Em 2010 foi eleito pela primeira vez deputado estadual. Na eleição de 2022, obteve 56.059 votos.

Já a coordenadora da Ouvidoria Parlamentar da Alece, Isabel Chaves Cavalcante, é advogada e pedagoga, possui MBA em Assessoria Parlamentar, além de ser concludente do MBA em Gestão e Governança Pública. É coordenadora da Ouvidoria Parlamentar da ALECE desde 2015 r do Comitê Setorial de Promoção à Cidadania da Alece. 

Atua ainda como membro do Comitê de Gestão Estratégica (Coge) e é certificada como Ouvidora pela Associação Brasileira de Ouvidores. Isabel Chaves é também diretora Jurídica da Associação Brasileira de Ouvidores – Secção Ceará. 

O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros, e vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. Também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h e fica ainda disponível na plataforma Alece Play e no canal da Alece TV no Youtube.

SOBRE A OUVIDORIA DA ALECE

A Ouvidoria Parlamentar é um órgão da Assembleia Legislativa cuja atuação está prevista na Resolução nº 751/2022 (Regimento Interno da Alece), sendo responsável pela fiscalização, regularidade e eficiência dos procedimentos legislativos e administrativos, além de ser o principal canal de interlocução entre o cidadão e o Poder Legislativo, conforme Resolução n° 732/2021, que disciplina o acesso à informação no âmbito do Poder Legislativo do Estado do Ceará).

As atribuições da Ouvidoria Parlamentar estão voltadas para auxiliar o cidadão no controle, na avaliação e no acompanhamento das atividades da administração pública, atendendo as solicitações de acesso à informação, previstas na Lei nº 12.527/2011, bem como receber sugestões, críticas, elogios, denúncias e reclamações.

COMO ACESSAR

É possível entrar em contato pelo e-mail institucional (ouvidoria@al.ce.gov.br) e pelos contatos (85) 3257-9797 e (85) 98175.9571 (WhatsApp).

Atendimento presencial é feito no espaço da Ouvidoria Parlamentar, localizada no 5º andar do Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (Anexo II da Alece). 

O Canal Alece, por sua vez, pode ser acessado através do site da Alece ou pelo link.

Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Endereço: 5º andar do Ed. Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo II da Alece) - Rua Barbosa de Freitas, n.º 2.674, bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE

Edição: Geimison Maia

Veja também