Alece mobiliza estudantes para o jogo de futebol Alece com Todas Elas
Por Ricardo Garcia29/08/2025 12:04 | Atualizado há 2 dias
Compartilhe esta notícia:

Uma comitiva da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) visitou, na manhã desta sexta-feira (29/08), a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Deputado Paulo Benevides, no bairro Messejana, em Fortaleza com o objetivo de divulgar o jogo de futebol Alece com Todas Elas, que acontece neste domingo (31/08), a partir das 8h, na Areninha Paulo Benevides, localizada em frente à unidade escolar. A ação faz parte da programação do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher.
Para o deputado Fernando Hugo (PSD), que conversou com os alunos, a violência de gênero é inaceitável e os dados sobre casos registrados no País são alarmantes, exigindo iniciativas de conscientização sobre o tema, especialmente voltadas para a juventude.
“Dessa forma, capitaneados pelo presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), estamos vindo para escolas, universidades e instituições de ensino para mostrar, de modo sensato e esclarecedor, que a violência contra a mulher deve ser algo repudiado na sociedade”, ressaltou o parlamentar. “Bater em mulher, maltratá-la com palavras ou atitudes agressivas, que podem levar até à morte, é um crime hediondo e insuportável”, salientou o parlamentar.
A diretora da escola, Raquel Maia, agradeceu a presença da Alece na instituição para disseminar a importância da campanha Agosto Lilás e do combate à violência contra a mulher. “Estamos sempre discutindo esse tema com os alunos. Inclusive, desenvolvemos um projeto aqui, na disciplina de Cultura Digital, abordando a temática do feminicídio e recebemos elogios da ativista Maria da Penha, que nos parabenizou por trabalhar esse assunto com os jovens”, assinalou.
A gestora complementou que “a escola não é um espaço apenas para a transmissão de conteúdos, mas ela também forma cidadãos, sendo importante debater temas como esse com os estudantes”.
A aluna Lia Mara, de 17 anos, avaliou que o jogo de futebol que vai acontecer no domingo é uma maneira de dar visibilidade para a pauta. “Além de envolver esse tema com o futebol, que tem muito machismo presente, o evento de domingo também é uma oportunidade para incentivar as meninas a praticarem esporte”, comentou.
Na avaliação do ex-jogador de futebol Bechara, que também conversou com os estudantes e que vai participar da partida no domingo, debater a violência contra a mulher é uma ação muito pertinente na sociedade atualmente, considerando que propagar a reflexão sobre o assunto por meio de esportes populares, como o futebol, é uma atitude louvável do Legislativo cearense.
“Nós, como ex-atletas, como pessoas do esporte e que temos alguma voz na sociedade, temos esse papel de alertar que violência contra a mulher é crime, e é por isso que, no domingo, eu, assim como outros companheiros de profissão, estaremos presentes nesse jogo para nos unir nessa pauta”, salientou Bechara.
JOGO ALECE COM TODAS ELAS
O jogo, que acontece neste domingo (31/08), a partir das 8h, na Areninha Paulo Benevides, em Messejana, e encerra a programação da Alece na campanha Agosto Lilás. A ação vai reunir parlamentares, servidores e servidoras, atletas e personalidades do futebol cearense.
Entre os presentes estarão atletas mulheres, como Karen Rocha, Luana Silva e Kaline Costa, além de nomes conhecidos do futebol nacional e estadual, como Bechara, Sérgio Alves, Clodoaldo, Iarley, Ronaldo Angelim, Rinaldo, Mota, Lúcio Bala e o goleiro Jeferson.
A campanha Agosto Lilás reforça a importância do enfrentamento à violência contra a mulher, destacando ações de conscientização e prevenção. Para fortalecer essa mobilização, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promove e participa de eventos voltados à sensibilização da sociedade sobre o tema.
SERVIÇO
Jogo Alece com Todas Elas
Data: Domingo, 31 de agosto de 2025
Horário: 8 horas
Local: Areninha Paulo Benevides (Rua Aveledo, 132 – Messejana)
Veja também

Alece celebra 97 anos da PRF e destaca atuação dos policiais na proteção à vida
Autor: Guilherme de Andrade