Notícias

Iluminação exterior do Plenário 13 de Maio faz referência ao Setembro Amarelo

Por Ricardo Garcia
01/09/2025 08:55

Compartilhe esta notícia:

A campanha busca prevenir o suicídio e promover a saúde mental - Foto: Máximo Moura

O Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) está com a sua iluminação externa amarelada desde esta segunda-feira (01/09) até o dia 30 de setembro, em alusão ao Setembro Amarelo. A campanha busca prevenir o suicídio e promover a saúde mental.

O mês de setembro foi escolhido para a campanha em referência ao dia 10 de setembro, instituído pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

De acordo com o diretor do Departamento de Administração da Alece, Manuel Jucá, a adoção da iluminação cênica na cor amarela, que vai permanecer até o final de setembro, atende ao pedido da Mesa Diretora da Casa, na perspectiva de reforçar a importância do envolvimento do Poder Legislativo na construção de uma sociedade mais acolhedora para todos. “Durante este mês, a Alece reforça o compromisso com campanhas de conscientização e de cuidado com a vida”, assinala.

Ainda segundo Manuel Jucá, em todos os meses, a Alece conta com iluminações externas em cores diferentes, alusivas às diversas campanhas de conscientização que o Legislativo estadual abraça. “A ideia é de que futuramente a iluminação contemple todo o prédio principal da Casa, e não apenas o Plenário 13 de Maio”, aponta.

Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio começou em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria, e o período contempla o dia 10 de setembro, alusivo ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também