Um Lugar de Fala aborda a Campanha Setembro Amarelo nesta segunda
Por Ariadne Sousa / com Assessoria05/09/2025 15:07 | Atualizado há 2 horas
Compartilhe esta notícia:

O programa Um Lugar de Fala, da Alece TV (canal 31.1), destaca, nesta segunda-feira (05/09), a importância da prevenção ao suicídio. A temática é trabalhada na Campanha Setembro Amarelo, criada no Brasil em 2013, por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Para conversar sobre o assunto, o programa recebe a professora adjunta de Psiquiatria Luisa Bisol, lotada no Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC); a orientadora da Célula de Saúde Mental da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Samya Regia; e a coordenadora de Políticas de Saúde Mental da Secretaria da Saúde do Estado, psicóloga Rane Félix.
Os convidados debatem ainda sobre a necessidade da formação de uma rede de apoio ampla de prevenção ao suicídio, que seja capaz de envolver organizações públicas e a sociedade. Além disso, alertam para a carência de tratamento adequado e apresentam detalhes sobre a Campanha e objetivos alcançados.
A campanha Setembro Amarelo visa disseminar informações sobre saúde mental, desmistificar o tema e ressaltar que falar sobre suicídio é o primeiro passo para a prevenção. Para isso, são realizadas palestras, rodas de conversa, atividades educativas e a iluminação de monumentos com a cor amarela, mobilizando a sociedade para o diálogo e o cuidado.
Um Lugar de Fala tem produção de Isabela Gurgel e apresentação das jornalistas Cibele Couto e Janaina Gouveia. As imagens são dos cinegrafistas Salomão Costa e Pedro Paulo. O programa vai ao ar às segundas-feiras, às 12h, na Alece TV (canal 31.1), além disso fica disponível na plataforma Alece Play e no canal da Alece TV no YouTube.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Campanha Setembro Amarelo é pauta do programa Questão de Ordem
Autor: Juliana Melo / com Assessoria
Programa Curta Ceará exibe o filme “A Valsa Proibida” neste domingo
Autor: Wanessa Tavares/ com Assessoria