Alece homenageia agentes de segurança privada pela atuação na proteção social
Por Ariadne Sousa06/10/2025 18:17 | Atualizado há 3 horas
Compartilhe esta notícia:

As contribuições dos profissionais que atuam no sistema de segurança privada do Ceará foram reconhecidas em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na tarde desta segunda-feira (06/10). A cerimônia, solicitada pelo deputado Sargento Reginauro (União), ocorreu em alusão ao Dia do Agente de Segurança Privada, celebrado anualmente na data de 20 de junho.
Na ocasião, o parlamentar destacou que, apesar de o estado ter o dever de garantir a segurança social conforme previsto na Constituição Federal, o país não dispõe, atualmente, de condições para dar conta de toda a demanda, sendo suplementada por organizações de segurança privada. “Então se nós não tivermos todo um suporte para que empresas, comércios, e instituições recorram a outros expedientes para poder ter a sua própria segurança, nós não teremos, de fato, a Polícia Militar conseguindo dar conta do tamanho da demanda que nós temos para atender de segurança pública”, ponderou.
Além disso, Sargento Reginauro questionou a corrente de pensamento que defende que os profissionais da segurança privada não devem portar arma de fogo. “O problema do nosso país é a arma ilegal na mão de pessoas ilegais, e não a arma legal na mão de pessoas que estão preparadas, treinadas, e capacitadas para fazer uso dela”, considerou.
Segundo o deputado, a cerimônia de hoje teve o objetivo de dar destaque para a categoria por meio de cada homenageado escolhido. “Eu quero aqui parabenizá-los pelo trabalho, pela postura, pelo desempenho que cada um tem em seus ambientes”, finalizou Sargento Reginauro.
Representando os demais agraciados, o segurança Edson Ferreira Fernandes, que atua no segmento de transporte de valores há mais de 25 anos, afirmou que este foi um momento ímpar para a segurança privada assim como para aqueles que escolheram a profissão.
O diretor de relações públicas da Associação dos Profissionais da Segurança (APS), De Castro, parabenizou a iniciativa de homenagear os agentes e disse que, para ele, a celebração honra os serviços prestados pela categoria. “Cada um de vocês cuida de vidas, não só de patrimônio, mas daqueles patrimônios maiores que são as vidas. Todos vocês têm uma importância muito grande na sociedade cearense”, declarou.
Completaram a lista de homenageados os profissionais Leonardo Pereira da Silva; Marco Aurélio Teixeira Oliveira; Francisvaldo Santos da Silva; André Luiz Diógenes Matos; Márcio Arley Viana da Silva; Jamil Silveira da Conceição; Rosileide Lima Matos; Antônio Silva de Freitas; Taciano Nascimento da Silva; Fabiano do Nascimento Silvino; Dione Smith Ferreira da Silva; Rafael Paulo de Castro; Francisco Souza da Costa; Altemar Alves de Araújo; Luiz Mateus Felix da Costa; Francisco Averara Teixeira Alves; Alef Henrique Lemos de Lavor; e Daniel Lopes de Andrade.
Na mesa da cerimônia, estiveram presentes ainda o coronel da reserva da Polícia Militar do Ceará Marco Aurelio Teixeira Oliveira, e a homenageada Erlândia Vidal.
Veja também

Sefaz apresenta relatório das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2025
Autor: Juliana Melo
Fortalecimento da cultura em estados e municípios é defendido em audiência na Alece
Autor: Pedro Emmanuel Goes