Alece aprova projetos que valorizam cultura, fé e tradições do povo cearense
Por Gleydson Silva08/10/2025 11:44 | Atualizado há 1 hora
Compartilhe esta notícia:

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, na manhã desta quarta-feira (08/10), Dia do Nordestino, oito projetos de lei de autoria de parlamentares que reforçam o reconhecimento de personalidades, manifestações culturais e tradições religiosas em diversas regiões do Ceará.
Entre as matérias aprovadas está o projeto de lei 16/2024, de autoria do deputado Stuart Castro (Avante), que reconhece a destacada relevância histórica e cultural da banda de música Maestro José Heitor Leitão Arruda, do município de Mulungu.
O projeto de lei 34/2025, de autoria do deputado Missias Dias (PT) e coautoria da deputada Juliana Lucena (PT), concede o Título de Cidadão Cearense ao cantor, compositor e instrumentista Washington Bell Marques da Silva.
Também foi aprovado o projeto de lei 171/2025, do deputado Salmito (PSB), que denomina de Francisco Marques de Araújo a areninha localizada no município de Mombaça.
De autoria do deputado Simão Pedro (PT), o PL 360/2025 institui o Dia do Advogado Empresarial no Estado, enquanto o PL 393/2025, do mesmo parlamentar, cria o Dia do Mestre e da Mestra da Cultura Tradicional Popular.
Já o deputado Agenor Neto (MDB) teve aprovado o PL 376/2025, que declara a Festa de Senhora Santana, no município de Iguatu, como bem de destacada relevância histórica, religiosa e cultural do Ceará.
O 511/2025, de iniciativa da deputada Jô Farias (PT), inclui no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado do Ceará o Hori Junino, tradicional festival junino que celebra a cultura, a fé e a tradição do município de Horizonte. A matéria foi aprovada com uma emenda modificativa da própria autora.
Por fim, foi aprovado o projeto de lei 607/2025, do deputado Davi de Raimundão (MDB), que reconhece o município de Juazeiro do Norte como a “Capital da Fé do Ceará”, em razão de sua relevância histórica, cultural, religiosa e social para a devoção popular.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Museu do Bode Ioiô é destaque do Siga-me desta quarta
Autor: Guilherme de Andrade / com Assessoria
Acontece TV destaca o 90º aniversário do Tribunal de Contas do Ceará
Autor: Guilherme de Andrade / com Assessoria