Museu do Bode Ioiô é destaque do Siga-me desta quarta
Por Guilherme de Andrade / com Assessoria08/10/2025 14:43 | Atualizado há 13 minutos
Compartilhe esta notícia:

O programa Siga-me, da Alece TV (canal 31.1), desta quarta-feira (08/10) apresenta o Museu do Bode Ioiô, localizado na Casa do Turista do Mercado Central de Fortaleza. O espaço é um projeto sociocultural e ambiental que conta e preserva a história do famoso personagem folclórico, que até chegou a ser eleito como vereador da cidade em 1922.
A edição apresenta o acervo do museu, que conta com peças de artes, artesanatos, fotografias, literatura popular, cordel e publicações com a temática “Bode Ioiô", além de informar sobre datas, horários e como acessar o museu. Também conversa com o mascote do Bode Ioiô e organizadores do espaço cultural.
O Bode Ioiô é uma figura icônica do início do século XX em Fortaleza. Conhecido pela rotina peculiar dele na capital cearense, ele acompanhava intelectuais e escritores em bares e cafés próximos à Praça do Ferreira, estendendo-se até a Praia de Iracema.
Como um ato de protesto contra a política da época, Ioiô foi eleito vereador de Fortaleza em 1922. Embora não tenha sido oficial, sua eleição foi possível devido ao sistema eleitoral daquele período, que permitia aos eleitores escrever o nome dos seus candidatos livremente. A partir disso, o personagem folclórico tornou-se um símbolo de resistência cívica e parte do folclore cearense.
Com produção de Celina Diógenes, pautas de Virna Cavalcante, entrevistas de Jânio Alves, imagens de Josevaldo e edição de Samuel Frota, o Siga-me vai ao ar às quartas-feiras, às 19h, na Alece TV, ficando também disponível na plataforma Alece Play e no canal da Alece TV no YouTube.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Campanha "Outubro Rosa: um ato de amor por sua vida" é lançada na Alece
Autor: Júlio Sonsol- Comunicação Interna
Controladoria e transparência pública na Alece são tema do Questão de Ordem desta quarta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria