De Assis Diniz denuncia ataques de cães a pequenos rebanhos no Interior
Por Ricardo Garcia09/10/2025 12:03 | Atualizado há 8 horas
Compartilhe esta notícia:

O deputado De Assis Diniz (PT) manifestou preocupação, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (09/10), com a situação de pequenos produtores e criadores de animais no interior do Estado que relatam os constantes ataques de cães aos seus rebanhos.
Segundo o parlamentar, os relatos que chegam de pequenos criadores cearenses são estarrecedores. “Têm sido constantes os ataques relatados de cães a alguns animais, sobretudo ovelhas. É algo que nos preocupa, porque esses cães não se alimentam da criação, eles apenas mordem o pescoço das vítimas e as abandonam, gerando prejuízos”, comentou.
Para De Assis Diniz, o assunto merece uma discussão mais aprofundada com diferentes segmentos. “São criações que estão sendo perdidas com esses ataques. Já tratei com a Secretaria de Proteção Animal do Estado e convido a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), entre outros atores, para colocarmos esse tema na mesa em uma audiência pública, no sentido de garantir que esses pequenos produtores não tenham prejuízos em suas criações”, salientou.
Em aparte, o deputado Missias Dias (PT) se solidarizou com as queixas dos pequenos produtores. “Cada agricultor sabe a importância de manter os seus rebanhos seguros e temos conhecimento de pequenos produtores que tiveram os seus rebanhos atacados e perderam tudo”, pontuou.
O deputado Guilherme Landim (PSB) também defendeu a importância de discutir o assunto. “Me coloco à disposição para ajudar nesse debate e encontrarmos alguma solução”, assinalou.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Acrísio Sena ressalta crescimento industrial do Ceará e projeta avanços para os próximos anos
Autor: Gleydson Silva