MPB na Alece comemora Dia da Criança com clássicos do musical infantil brasileiro
Por Luciana Meneses10/10/2025 09:55 | Atualizado há 2 dias
Compartilhe esta notícia:

O programa MPB na Alece, da Alece FM (96,7 MHZ), comemora, neste sábado (11/10), o Dia das Crianças, com uma edição especial dedicada a clássicos do musical brasileiro infantil.
Na década de 1980, o audiovisual brasileiro realizou diversas produções voltadas para o público infantil. Os filmes protagonizados pelo grupo Os Trapalhões e a apresentadora Xuxa Meneghel foram responsáveis por recordes de bilheteria, levando milhares de pessoas aos cinemas de todo o País. “Os Saltimbancos Trapalhões”, baseado na peça “Os Saltimbancos”, é uma dessas produções e até hoje vive na memória dos brasileiros por sua história e trilha sonora assinada por Chico Buarque.
Na televisão, a Rede Globo passou a produzir programas especiais com temáticas infantis, com composições escritas para cada personagem. “A Arca de Noé” é um exemplo, com canções baseadas nos poemas de Vinícius de Moraes. Depois dele, outros especiais foram gravados, como “Plunct! Plact! Zuuum!”, “Casa de Brinquedos”, “A Turma do Balão Mágico”, dando origem ao grupo musical Pirlimpimpim, que celebrou os 100 anos de Monteiro Lobato, todos dirigidos por Augusto César Vannucci e contando com grande elenco.
Para comemorar a data, o jornalista Renato Abreu atende a pedidos de algumas crianças e relembra as canções que nasceram dessas produções audiovisuais. A trilha sonora de “Os Saltimbancos Trapalhões” abre a edição, com sucessos como “Piruetas”, de Chico Buarque e os Trapalhões; “Hollywood”, de Lucinha Lins e Os Trapalhões; “Alô, Liberdade”, de Bebel Gilberto e Os Trapalhões; “A Cidade dos Artistas”, de Elba Ramalho e Os Trapalhões, e “História de Uma Gata”, de Lucinha Lins.
Os outros blocos relembram “Superfantástico”, de Djavan e a Turma do Balão Mágico; “Festa do Estica e Puxa” e “Doce Mel”, de Xuxa; “O Caderno”, de Chico Buarque; “O Carimbador Maluco”, de Raul Seixas; “Lindo Balão Azul”, de Guilherme Arantes; “O Pato", com MPB4; “O Elefante”, de Robertinho do Recife, e “A Casa”, com Boca Livre.
Com produção e apresentação do jornalista Renato Abreu, o MPB na Alece vai ao ar todos os sábados, às 18h, com reprise nas segundas-feiras, a partir das 21h, na Alece FM.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Sala do Empreendedor representa a Alece em Feira do Empreendedor do Sebrae
Autor: Guilherme de Andrade
Alece realiza solenidade de encerramento do Seminário Regional das Escolas Legislativas no Cariri
Autor: Ariadne Sousa