Notícias

História de 28 anos do bairro Curió é comemorada em sessão solene na Alece

Por Ricardo Garcia
13/10/2025 10:56 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Junior Pio

Os 28 anos do bairro Curió, em Fortaleza, foram celebrados em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (13/10), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Para a deputada Larissa Gaspar (PT), propositora da homenagem, que aconteceu em conjunto com a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), é motivo de imensa alegria comemorar as quase três décadas de existência da comunidade.

De acordo com ela, o bairro Curió guarda belezas naturais valiosas e é construído a partir de lutas da organização popular. “Temos uma comunidade com mais de oito mil moradores, que, mesmo marcada por uma alta vulnerabilidade social, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, desemprego e violência, apresenta muita vivência popular e riqueza cultural”, avaliou.

A vereadora de Fortaleza Adriana Almeida (PT) salientou a importância de valorizar os bairros de Fortaleza, destacando que o Curió precisa ser mostrado como uma localidade que vai além da referência à chacina ocorrida em 2015, que resultou na morte de 11 pessoas na região.

“É uma localidade com quase nove mil moradores, uma população superior a alguns municípios cearenses. É um espaço populoso, que merece ter resgatado tudo de bom que tem ali, apesar das adversidades. É um espaço que pulsa, que é vivo em arte, cultura e participação popular”, ressaltou a vereadora.

George Louis Paiva de Sósa falou em nome dos homenageados - Foto: Junior Pio

Em nome dos homenageados, George Louis Paiva de Sósa, mais conhecido como Mestre George, agradeceu o reconhecimento prestado pela Alece e CMFor. “É um momento de enaltecer a comunidade do Curió, a partir da homenagem às pessoas que construíram essa história, com muito sacrifício, suor e ameaças. Peço que não nos deixem invisíveis, que tenham respeito por quem construiu o Curió”, pontuou.

Na ocasião, foram agraciadas ainda com a entrega de placas comemorativas alusivas à data figuras e lideranças do bairro, como Maria Marcelina Sousa dos Santos, Edmilson Coelho, Francisca Fátima da Silva, Josilene da Silva Soares, Nágila Maria Damasceno Rabelo, Maria Lucimar de Oliveira, Teresinha da Silva Ferreira, Maria Conceição Maciel, Pedrina Mota Pinto, Paulo Sérgio da Silva Lima Júnior e Luiz José dos Santos. 

Edição: Lusiana Freire

Veja também