Notícias

‘Bora, Cuida!’ debate o futuro da conectividade e o papel do cinturão digital no Ceará

Por Amanda Andrade* / com Assessoria
15/10/2025 09:40 | Atualizado há 19 horas

Compartilhe esta notícia:

Foto: Divulgação

O programa ‘Bora, Cuida!’, da Alece TV (canal 31.1) e Alece FM (96,7 MHz), apresenta, nesta quarta-feira (15/10), o terceiro episódio da nova temporada, com o tema “Cinturão Digital: A Infraestrutura Crítica para o Futuro do Ceará”. O episódio destaca como a rede pública de fibra óptica gerenciada pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) impulsiona a inclusão digital, o desenvolvimento econômico e a modernização dos serviços públicos no estado.

Criado pelo Governo do Estado do Ceará, o Cinturão Digital é uma infraestrutura de telecomunicação em fibra óptica que já percorre mais de sete mil quilômetros, conectando 130 municípios e garantindo acesso à internet de alta velocidade para órgãos públicos, escolas, hospitais e instituições de segurança.

Para discutir o tema, os apresentadores Jocasta Pimentel e Rodrigo Lima recebem o economista e gestor da Etice, Francisco Antônio Martins Barbosa, que explica como o Cinturão Digital se tornou a espinha dorsal da conectividade cearense.

Durante a conversa, o Francisco Barbosa detalha a estrutura e a capilaridade da rede, que já alcança praticamente todo o território estadual, e comenta os impactos diretos do projeto em áreas como educação, saúde, segurança pública e inovação. 

A edição também traz reflexões sobre os desafios da manutenção de uma infraestrutura dessa magnitude e os próximos passos para consolidar o Ceará como um estado inteligente, conectado e digitalmente soberano.

O programa “Bora, Cuida!” traz debates atuais e profundos sobre comunicação, tecnologia e inovação. A produção é de Jocasta Pimentel, que também apresenta a atração ao lado de Rodrigo Lima. O podcast vai ao ar todas as quartas-feiras, às 8h, na Alece TV (canal 31.1); às 21h, na Alece FM (96,7 MHz), e permanece disponível nas principais plataformas de áudio. Todo o conteúdo também pode ser acessado a qualquer momento no Alece Play, o streaming da Casa do Povo.

*Estagiária sob supervisão do editor Geimison Maia 

Edição: Geimison Maia

Veja também