Notícias

Especialistas da área econômica recebem homenagem na Alece

Por Ariadne Sousa
15/10/2025 18:39

Compartilhe esta notícia:

- Marcos Moura

Profissionais que atuam na área econômica no Ceará foram homenageados em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na tarde desta quarta-feira (15/10). Na cerimônia, foi ressaltada a importância da categoria para a sociedade e para as instituições públicas, contribuindo para o equilíbrio fiscal e gerenciamento de recursos. 

O deputado Sérgio Aguiar (PSB), solicitante da homenagem, disse que o encontro, promovido em alusão ao Dia do Economista, é uma oportunidade de ressaltar o papel dos profissionais da área, assim como destacar a relevância do trabalho deles no cenário econômico, como, por exemplo, na elaboração de alternativas às taxas aplicadas pelos Estados Unidos ao Brasil neste semestre. 

“Neste drible ao tarifaço há a inteligência e o dedo dos economistas. O Nordeste está dando provas de quem quer, venha pra cá. O ritmo de crescimento nordestino é fruto também de uma série de políticas públicas que aumentaram o emprego e a renda. Isso prova que vivemos um momento de grandes transformações, e as janelas estão abertas porque a economia não é uma ciência inerte e sempre tem compromisso com a transformação da sociedade”, completou o parlamentar. 

O presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Wandemberg Almeida, ponderou sobre os desafios econômicos globais e ressaltou o quanto o trabalho dos economistas se faz necessário. Segundo ele, além de analisar dados e resultados, os profissionais têm como propósito a melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

“Hoje é um dia para homenagear todos os economistas e gestores públicos que participam e que dedicam o seu conhecimento técnico e sua sensibilidade analítica para compreender os desafios econômicos, propor soluções e orientar de maneira eficiente a criação, o desenvolvimento, as estratégias de políticas públicas que podem transformar nossa realidade”, disse Wandemberg Almeida. 

AGRACIADOS 

Para a superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no Ceará, Eliane Brasil, a homenagem se estende a todos aqueles que acreditam na força transformadora da economia como instrumento de desenvolvimento e de justiça social. “Ao longo da minha trajetória no Banco do Nordeste, tive o privilégio de testemunhar o impacto de uma política de crédito estruturada e comprometida com o desenvolvimento, e o que isso pode gerar na vida das pessoas e das regiões”, compartilhou. 

Segundo ela, a atuação dos economistas vai muito além dos números, classificando-a como um trabalho de esperança por um país melhor, mais equilibrado. “Que o Dia do Economista e Dia do professor, lembrado nesta mesma data, nos inspirem a seguir construindo pontes entre o conhecimento e a ação, entre a teoria e a prática, entre o ideal e o possível”, declarou Eliane Brasil. 

Na avaliação do diretor de Fundos e Incentivos Fiscais da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) Heitor Rodrigo Pereira Freire, o Brasil tem um grande potencial, seja no aspecto das características ambientais como no talento do brasileiro para o trabalho. “Eu acredito na nossa economia, acredito que o Brasil tem muito a ganhar com cada um de vocês economistas, então quero parabenizá-los pelo seu dia”, finalizou.

Entre os que receberam certificados da Alece, estão também Francisco Roberto Dias de Freitas; Heitor Rodrigo Pereira Freire; Eldair Melo Mesquita Filho; Firmo Fernandes de Castro; Tufi Daher Filho; Antônio Luiz Abreu Dantas; Gaudêncio Gonçalves de Lucena; Átila Santos Varela; Irna Cavalcante; e Domingo Filho.

Na mesa da solenidade, estiveram presentes ainda o secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Vicente Férrer Augusto; e o coordenador do curso de graduação em Economia e Finanças da Universidade de Fortaleza (Unifor), Felipe Sobral. 


 

Veja também