Questão de Ordem aborda os direitos dos animais e o Fórum Brasileiro de Boas Práticas
Por Guilherme de Andrade/com Assessoria16/10/2025 14:17 | Atualizado há 10 horas
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), desta quinta-feira (16/10) recebe o promotor de justiça Marcus Vinicius Amorim, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).
Durante a entrevista, o promotor comenta sobre "Direito dos Animais: Respeito e Proteção”, tema da roda de conversa realizada na última sexta-feira (10/10), pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), em alusão ao Dia Mundial dos Animais. O entrevistado fala ainda sobre o Fórum Brasileiro de Boas Práticas, que encerra nesta sexta-feira (17/10), na Unifor.
A roda de conversa em alusão ao Dia Mundial dos Animais, celebrado anualmente em 4 de outubro, reuniu órgãos públicos e entidades ligadas à proteção animal para debater os desafios na promoção do bem-estar de animais silvestres e domésticos. Os temas discutidos foram: “Animais silvestres: petrificação, proteção e repressão ao tráfico” e “Animais domésticos: políticas públicas de cuidado e bem-estar”.
Já o Fórum Brasileiro de Boas Práticas foi iniciado nessa quarta-feira (15/10), no Theatro José de Alencar, e prossegue até esta sexta-feira (17/10), na Universidade de Fortaleza (Unifor). Ele reúne autoridades, membros do Ministério Público e especialistas de todo o País para debater o tema: “O Ministério Público e os desafios no combate à criminalidade, na proteção das vítimas e no enfrentamento às emergências climáticas”.
ENTREVISTADO
O promotor de justiça Marcus Vinicius Amorim é titular da 97ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, especializada em crimes ambientais. Também é doutor em Direito, no ramo de Ciência Jurídico-Criminal pela Universidade de Coimbra; professor na Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará e em cursos de pós-graduação.
Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h. O programa fica disponível no Alece Play e no canal da Alece TV no YouTube.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Profissionais de carreiras digitais recebem homenagem na Alece
Autor: Ariadne Sousa
Inserção da biodança nas políticas públicas será debatida na Alece nesta sexta-feira
Autor: Juliana Melo