Parlamentares abordam aniversário de Maracanaú e valorização de agentes de saúde na Alece
Por Narla Lopes, Ariadne Sousa e Giovanna Munhoz05/03/2026 13:44 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:
Durante as explicações pessoais da sessão plenária desta quinta-feira (05/03), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), parlamentares abordaram temas como o aniversário de emancipação política do município de Maracanaú, a valorização dos agentes comunitários de saúde e a aprovação de projetos de lei no Parlamento estadual.
O deputado Júlio César Filho (PT) parabenizou Maracanaú pelos 43 anos de emancipação política, comemorados nesta sexta-feira (06/03). Ele destacou a força econômica da Cidade, atribuindo o desenvolvimento ao esforço da população e à contribuição de gestores que administraram o município ao longo dos anos, incluindo o atual prefeito Roberto Pessoa, que está no quarto mandato. O parlamentar também informou que participará da programação comemorativa e ressaltou que Maracanaú é “um município jovem, mas com uma força econômica extraordinária”.
Já o deputado Tomaz Holanda (Mobiliza) destacou a aprovação do projeto de lei n.º 18/26, do Poder Executivo, que dispõe sobre a transposição de Agentes Comunitários de Saúde para o quadro suplementar da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, garantindo gratificação de desempenho institucional. “Parabéns ao governador do Estado, Elmano de Freitas, que mandou para a Alece esse projeto tão relevante para os agentes de saúde e, propostas como essas, precisam entrar como urgência para serem apreciadas com celeridade”, defendeu.
O deputado Bruno Pedrosa (PL), por sua vez, celebrou a aprovação, pelo plenário da Alece, nesta quinta, do projeto de lei n.º 863/25, de autoria dele. A matéria denomina de Francisco Assis do Nascimento a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral que está sendo construída no município de Quixeramobim. De acordo com ele, a homenagem se justifica pelo relacionamento que Francisco de Assis tinha com a comunidade local.
Segundo o deputado, o homenageado sempre valorizou a educação, tendo sido responsável por levar o filho João Paulino à escola nos braços, até que ele concluísse os estudos. Quando criança, João foi acometido por poliomielite e o papel do pai, na avaliação de Bruno Pedrosa, foi fundamental para o desenvolvimento educacional do filho. “Ele sabia que a educação era a única solução para que um jovem do interior, humilde, pudesse ter um futuro e pudesse construir sua família”, destacou.
Edição: Geimison Maia
Veja também