Identidade Cultural deste sábado visita um dos maiores acervos de veículos antigos do Nordeste
Por Gabriela Farias / com informações da Alece TV13/03/2026 15:35 | Atualizado há 4 dias
Compartilhe esta notícia:
O programa Identidade Cultural da Alece TV (canal 31.1) visita, neste sábado (14/03), o Hangar Museu, localizado na Praia da Caponga, em Cascavel. A reportagem mostra a história do espaço que reúne o maior acervo antigomobilístico em exposição permanente do Nordeste, com dezenas de bicicletas, motocicletas e motores que ajudam a contar a evolução da engenharia sobre duas rodas.
A reportagem também destaca o marco de 50 anos do início do projeto idealizado por Assis Pegado, que dedicou quase cinco décadas à busca por peças raras. Foram 47 anos reunindo relíquias em diferentes regiões e mais de cinco anos de construção até a criação do museu. Entre os destaques do acervo estão a primeira Harley-Davidson que chegou ao Ceará, a histórica Indian Scout 600cc de 1929, além da Ariel Square Four de 1951, modelo clássico da indústria inglesa.
Durante a visita ao Hangar Museu, o programa mostra ainda setores temáticos dedicados a motos inglesas e americanas e um espaço especial com bicicletas e motocicletas produzidas em países socialistas, revelando como diferentes contextos históricos influenciaram a produção mundial de veículos. A reportagem apresenta a trajetória de persistência do colecionador e o impacto cultural do museu, que hoje se tornou um importante ponto de visitação na Caponga.
O Identidade Cultural vai ao ar aos sábados, às 21h, com reprise aos domingos, também às 21h. Com produção de Luciano Augusto, edição de Armando Burlamaqui e imagens de J. Amaro, o programa fica disponível em múltiplas plataformas, como Alece Play e YouTube da Alece TV.
Edição: Geimison Maia
Veja também