Notícias

Alece presta minuto de silêncio em homenagem ao professor Assis de Souza Filho

Por Ariadne Sousa
26/03/2026 10:24 | Atualizado há 2 horas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Junior Pio

Durante a abertura da sessão plenária desta quinta-feira (26/03), foi realizado minuto de silêncio em homenagem ao professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Francisco de Assis de Souza Filho, falecido na última quarta-feira (25/03). Referência no Estado na área de gestão de recursos hídricos, o docente ocupou, ao longo de sua carreira, cargos como o de presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH).

Presidindo a sessão, o primeiro-secretário da Casa, deputado De Assis Diniz (PT), lembrou que Assis Filho também teve destacada atuação no movimento estudantil. “Gostaríamos, portanto, de abraçar todos os familiares, amigos e aqueles que militaram e tinham no Assis uma pessoa serena, de fino trato. Nas divergências mais complexas que você pudesse ter, ele era um poço de doçura, uma pessoa extremamente humana e pacata”, declarou.

O deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) ressaltou o conhecimento e as contribuições do professor para a gestão hídrica do Ceará, destacando a participação de Assis Filho no projeto de transposição do rio São Francisco. “Uma grande perda, uma das maiores mentes na gestão dos recursos hídricos. Queria transmitir nossos sentimentos à família de Assis Filho, que morreu de forma tão precoce, aos 59 anos”, disse o parlamentar.

Edição: Lusiana Freire 

Veja também