Oradores

Guilherme Sampaio comemora pagamento de precatórios aos professores do Ceará

Por Ricardo Garcia
23/04/2026 11:49 | Atualizado há 3 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Guilherme Sampaio (PT) Deputado Guilherme Sampaio (PT) - Foto: Júnior Pio

O líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Guilherme Sampaio (PT), celebrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (23/04), o início dos pagamentos da 5ª parcela do abono dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) aos professores da rede pública estadual de ensino.

Segundo o parlamentar, o benefício vai contemplar mais de 50 mil professores da rede pública de ensino do Ceará, com a destinação de mais de R$ 162 milhões para as contas dos educadores. “É uma medida que dialoga com a política de educação cearense ao longo dos últimos anos, fruto do diálogo e da organização do movimento sindical, com a articulação da Alece junto ao Poder Executivo”, apontou.

Para Guilherme Sampaio, o pagamento dos precatórios do Fundef tem uma dimensão enorme. “É algo que representa muito para a valorização dos professores e para a melhoria da qualidade da nossa educação pública. O Ceará tem a legislação mais avançada do País para garantir esse crédito aos professores, reconhecendo e valorizando quem produz”, assinalou.

O deputado destacou o que considera como um “salto civilizatório” na educação pública do Estado. “É um salto patrocinado por esse projeto político em curso no Ceará. Esse é o Ceará em que acreditamos e pelo qual trabalhamos, porque não existe investimento capaz de transformar tanto a vida das pessoas em termos de criação de oportunidades do que a educação pública”, ressaltou.

Guilherme Sampaio defendeu ainda a aprovação de dois projetos de lei (PLs) do Poder Executivo e que vão ser votados na sessão plenária desta quinta-feira. O PL 49/26 cria 3.500 cargos de provimento efetivo de soldado no quadro da Polícia Militar do Ceará. “É um projeto que permite que o Governo do Estado siga ampliando o efetivo policial da nossa segurança pública, oferecendo cada vez mais tranquilidade ao povo cearense”, pontuou.

Já o PL 50/26 institui o Fórum dos Conselhos Escolares no âmbito da Rede Pública Estadual de Ensino. “É mais uma ação de fortalecimento da educação pública, criando um órgão que vai reunir pais, alunos, professores e a comunidade escolar como um todo para ampliar essa participação e aprimorar as decisões nas unidades educacionais”, acrescentou.   

Edição: Vandecy Dourado

Veja também