Agenda Cultural – Edil Figuerêdo é destaque no Identidade Cultural
Por ALECE13/04/2012 19:46 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O programa Identidade Cultural da TV Assembleia (canal 30), deste sábado (14/04), entrevista o artista plástico cearense Edil Figuerêdo para falar sobre seu trabalho em MDF (Medium-Density Fiberboard), que são placas de fibra de madeira. O artista produz dezenhos de rostos em tábuas vazadas de cores pretas e brancas.
Em sua exposição mais recente, Mudanças, o artista apresentou peças com as fisionomias de Che Guevara, Madre Tereza de Calcutá, Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Albert Einstein, Airton Senna, Chico Buarque, entre outros famosos e anônimos.
O programa destaca, ainda, os 30 anos do grupo folclórico Mira Ira, criado em 1982 por alunos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O grupo aborda, incentiva, apoia e difunde o folclore local e é considerado um dos mais importantes de Fortaleza, no que diz respeito à pesquisa e ao estudo do folclore. Figurinos, instrumentos musicais e demais adereços utilizados pelo grupo, estão expostos no Museu de Arte da UFC (Mauc) até o dia 16 de abril. A entrada é franca.
A atração musical fica por conta do cantor e compositor, Tuia Lencionni, que veio a Fortaleza lançar seu novo trabalho solo. O convidado tem 37 anos e nasceu em Jacareí, cidade do Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Sua gênese musical vem da família de seu pai, onde todos eram músicos e maestros, inclusive seus bisavós. Seu tio avô Miguel Araújo Pereira foi cantor renomado em Portugal.
Tuia despontou nos anos de 1990 com a banda Dotô Jéka, que apresentava uma proposta inovadora ao misturar rock com música caipira. O que lhe rendeu convites para tocar em programas de televisão como Xuxa Hits, Jô Onze e Meia e Programa Livre. Alcançou os primeiros lugares nas rádios do interior de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e do Nordeste. A versão da música 'Romaria', de Renato Teixeira, acabou ganhando um clipe na MTV, assim como diversas matérias na imprensa escrita, inclusive na revista americana Billboard.
Em 2003, Tuia e a banda Dotô Jéka fizeram parte de grandes festivais da nova música caipira, como o Caipiragroove e o Vila Turbinada, que rodou por São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
Em 2010, em comemoração aos seus 15 anos de carreira, foram lançados o CD e DVD “Tuia ao Vivo” que segue uma linha mais folk de baladas num formato acústico, misturando todas as influências da sua carreira e as principais canções do seu repertório autoral. Como compositor, vem se destacando com a música “Cinderela Compulsiva”, tocada pela banda Luxúria. E também com a música “Olhos Teus” gravada pela banda "Voltz".
Com produção de Sonja Andrade, direção de Clara Pinho e apresentação de Camila Carvalho, o Identidade Cultural vai ao ar aos sábados, a partir das 19h. A reprise acontece aos domingos, no mesmo horário.
PB/LF
Veja também

Alece celebra contribuição da Sociedade de Anestesiologia para medicina cearense em sessão solene
Autor: Pedro Emmanuel Goes
Canal Alece é tema do Questão de Ordem desta quarta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria