Alece recebe a visita de alunos de duas escolas públicas de Fortaleza
Por Giovanna Munhoz/ Wanessa Tavares08/03/2023 16:49 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Profissional Joaquim Antônio Albano, localizada no bairro Dionísio Torres, visitaram, na manhã desta quarta-feira (08/03), a Assembleia Legislativa do Ceará. Os 34 alunos do 3° ano participaram do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce).
Os alunos foram recebidos pelo deputado Renato Roseno (Psol), que explicou a importância da política na vida dos cidadãos, a necessidade da igualdade de voto, além da relevância de fiscalizar os candidatos eleitos. O parlamentar destacou ainda o trabalho realizado pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência.
O coordenador do Departamento Legislativo da Casa, Carlos Alberto Aragão, também conversou com os alunos e salientou o funcionamento da Casa, a tramitação dos projetos e a necessidade de acompanhar as leis aprovadas na Alece, que impactam a vida dos cearenses. “Aqui são deliberadas as propostas que têm real influência na vida das pessoas”, disse.
Para a professora de Filosofia Ivonete Oliveira, a visita tem uma grande importância para o ensino dos alunos. “Eles estão vivenciando o que falamos em sala de aula. É uma maneira de chamar a atenção para a importância do trabalho do Legislativo cearense”, afirmou.
Na ocasião, os estudantes conheceram ainda o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o Espaço do Povo, a rádio FM Assembleia, o Malce e assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil. Os alunos foram acompanhados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha e Carlos Pontes.
%20.jpg)
Estudantes da EEMTI Dragão do Mar conhecem o Parlamento cearense - Foto: DárIo Gabriel
Já na tarde desta quarta-feira visitaram a Alece 42 estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Dragão do Mar, do bairro Mucuripe, em Fortaleza.
Acompanharam os jovens na visita os professores Nanda Costa (Língua Portuguesa) e Leonardo Sampaio (Filosofia).
A professora Nanda Costa lembrou que os alunos irão concluir o ensino médio no próximo ano e precisam aprofundar seus conhecimentos sobre a política do Estado. “Nossos alunos já estão no 2º ano do ensino médio, então eles necessitam saber como funciona o Parlamento cearense, as elaborações de leis e principalmente a política do nosso Estado, apropriando-se assim das informações locais, e não apenas da política nacional”, pontuou.
Para a aluna Gabriela Marques, 16 anos, que pretende prestar vestibular para o curso de Direito, a visita foi uma ótima oportunidade para conhecer a Alece e saber um pouco mais "sobre o papel do deputado estadual, sobre a democracia e a importância do voto”, enfatizou.
O grupo foi acompanhado pela equipe do Malce: Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista e Nicole Moraes.
O projeto O Parlamento e Sua História foi retomado neste ano e acontece de terça a quinta-feira, recebendo escolas durante o período da manhã e tarde.
Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece apresenta boas práticas de governança para comitiva da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia
Autor: Júlio Sonsol/Comunicação Interna
Identidade Cultural apresenta a trajetória do cantor e compositor Dudu Santos
Autor: Ariadne Sousa/com Assessoria