Alunos de escolas de Maracanaú e Fortaleza visitam a Alece nesta quinta
Por Gleydson Silva/ Wanessa Tavares20/04/2023 16:38 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará recebeu, na manhã desta quinta-feira (20/04), 49 alunos do 2º e 3° ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio (EEM) José Milton de Vasconcelos Dias, do bairro Acaracuzinho, em Maracanaú. A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce).
A deputada Lia Gomes (PDT), que recepcionou os alunos no Plenário 13 de Maio, explicou as atribuições dos parlamentares, as normas e os regramentos que conduzem os trabalhos legislativos, bem como o papel das comissões técnicas na apreciação e discussão de projetos.
Lia Gomes, procuradora Especial da Mulher da Alece, destacou ainda a importância da Procuradoria na defesa dos direitos das mulheres no Ceará e da participação feminina na política. “Queremos sempre fortalecer as mulheres na sociedade e combater a violência de gênero, tão presente no nosso dia a dia. Precisamos sempre melhorar as condições para as mulheres, vítimas constantes de crimes bárbaros em todo o País. E a Procuradoria trabalha também a conscientização do respeito às mulheres”, pontuou.
Já o deputado Dr. Oscar Rodrigues (União) falou sobre a importância da educação para o crescimento pessoal e da sociedade e explicou o funcionamento da Casa Legislativa.
Além do plenário, os estudantes conheceram a biblioteca da Alece, o Complexo de Comissões Técnicas, a rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e o Malce. Os alunos foram acompanhados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.
Alunos da Escola Justiniano de Serpa participam do projeto O Parlamento e Sua História - Foto: Máximo Moura
Já no período da tarde, 47 estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Justiniano de Serpa (EEMTI) conheceram a Biblioteca César Cals de Oliveira, o Plenário 13 de Maio, a rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e o Malce.
Os jovens foram monitorados durante a visita pelos professores Thayllan Teixeira (Química), Henrique Ramos (Geografia) e pelo coordenador da instituição, Marcelino Fialho Freitas.
O coordenador lembrou que os alunos estudam na segunda escola mais antiga do estado do Ceará, antes denominada como Escola Normal, e que completa 139 anos. Segundo ele, ao longo da sua existência, a instituição sempre atuou “na formação e educação de nossos jovens para um futuro digno, proporcionando passeios culturais (visita à Assembleia Legislativa), sendo esta uma excelente oportunidade para os alunos aprenderem mais sobre atualidades e política do nosso Estado e País”, pontuou.
A aluna Larissa Maciel, 17 anos, do 3º ano, considerou importante conhecer o funcionamento do Parlamento cearense e os serviços oferecidos para a população (biblioteca, Procon, Casa do Cidadão, Projeto Alcance). Ela também disse conhecer o trabalho do deputado Moisés Braz (PT), que hoje atua como titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA/CE).
“É importante nós jovens sabermos o que faz um deputado quando o elegemos e se realmente ele está cumprindo o que prometeu nas eleições. Eu e minha família conhecemos o deputado Moisés Braz, ele é bastante atuante na cidade de Canindé, onde tenho familiares da zona rural que são beneficiados pelas ações do deputado”, relatou.
O grupo foi acompanhado pela equipe do Malce, integrada por Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Edna Pontes, Nicole Guedes e Rodolfo Matos.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Solenidade na Alece exalta atuação do Centec no Ceará ao longo dos 26 anos de existência
Autor: Guilherme de Andrade
Um Lugar de Fala aborda o movimento “Quem Cuida de Quem Cuida” nesta segunda
Autor: Wanessa Tavares / com Assessoria