Alunos de escolas públicas da capital visitam a Alece nesta quinta-feira
Por Ricardo Garcia/ Wanessa Tavares16/03/2023 16:52 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa recebeu, na manhã desta quinta-feira (16/03), 43 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio José de Alencar, localizada no bairro Messejana, em Fortaleza. A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce).
Para o deputado Sargento Reginauro (União), que falou com os jovens no Plenário 13 de Maio, o projeto da Casa tem uma dimensão grandiosa, sendo muito importante para o exercício da cidadania. “Essa Casa decide a vida de todos os cearenses, por meio da elaboração de leis, dos debates, da autorização para a alocação de recursos, sendo um valioso instrumento de participação popular”, apontou.
A deputada Gabriela Aguiar (PSD), que também recebeu os alunos, enfatizou que a Alece é a Casa do Povo, em que os deputados legislam e fiscalizam a atuação do Poder Executivo. “Esse é o meu primeiro mandato, e o meu gabinete está sempre de portas abertas para receber demandas populares”, salientou.
O deputado Davi de Raimundão (MDB) foi outro a destacar o caráter popular dos mandatos parlamentares. “Oitenta por cento dos meus projetos apresentados são oriundos de ideias que recebo do povo”, assinalou.
Na avaliação da professora de Português Maria Lúcia Maia, que acompanhou os alunos, “a participação e a conscientização política são extremamente importantes para o conhecimento e a reflexão dos estudantes”.
Na ocasião, além do Plenário 13 de Maio, os alunos conheceram o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o Espaço do Povo, a rádio FM Assembleia, o Malce e assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil. Os alunos foram acompanhados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.

Alunos da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Monsenhor Dourado conversam com deputado Júlio César Filho (PDT) - Foto: Diego Douglestone
Já na tarde desta quinta-feira, visitaram a Alece 31 alunos do 1º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Monsenhor Dourado, do bairro Padre Andrade, em Fortaleza.
Os jovens foram recepcionados pelo deputado Júlio César Filho (PT) no seu próprio gabinete, onde conhecerem o dia a dia do parlamentar.
“Como vice-presidente da Comissão de Juventude (CJ) da Alece, defendo o diálogo constante com os nossos jovens. Acredito que abrir as portas do Legislativo é importante para aproximar os deputados da população, além de despertar nos adolescentes o interesse pela política, a maior ferramenta de transformação da nossa sociedade”, enfatizou o parlamentar.
Acompanharam os alunos na visita as professoras Aline Daiana Rodrigues, de Língua Portuguesa, e Aline Ribeiro, do projeto Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Prática Social (NTPPS).
Para a professora Aline Daiana Rodrigues, “é importante para os alunos conhecerem de perto a Assembleia Legislativa e saberem mais sobre a elaboração e o vigor das leis, para que possam utilizar isso na vida cotidiana, tanto no colégio como na vida em casa, familiar, social. É para isso que nós educamos, para ter pensamento crítico e possam, com isso, escolher também bons governantes”, afirmou.
O grupo foi acompanhado pela equipe do Malce: Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Nicole Guedes, Rodolfo Matos e Edna Pontes.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece apresenta boas práticas de governança para comitiva da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia
Autor: Júlio Sonsol/Comunicação Interna
Identidade Cultural apresenta a trajetória do cantor e compositor Dudu Santos
Autor: Ariadne Sousa/com Assessoria