Notícias

Autoridades prestigiam na AL lançamento do livro “Antes dos Coronéis”

Por ALECE
22/03/2013 00:09

Compartilhe esta notícia:

- Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa foi espaço, na noite desta quinta-feira (21/03), do lançamento do livro “Antes dos Coronéis”, de autoria do jornalista e escritor J. Ciro Saraiva. A solenidade contou com a presença do presidente da Casa, deputado José Albuquerque (PSB), e do governador Cid Gomes.

A narrativa resgata fatos e personalidades ligados à história política do Ceará, desde 1947, quando ocorreu a primeira eleição para governador, após a queda da ditadura Vargas.

De acordo com o autor, a obra compõe uma trilogia, iniciada com o livro “No tempo dos Coronéis”, em dezembro de 2011, e que será completada com o terceiro volume, “Depois dos Coronéis”.

J. Ciro Saraiva agradeceu a todos que colaboraram com ele nessa empreitada e disse que “é preciso saber se os cearenses entenderam o pensamento do governador Gonzaga Mota, quando foi buscar a candidatura do Tasso para sucedê-lo. E quem deve dizer isso não sou eu. Temos que ouvir as pessoas, os governadores envolvidos, aqueles que se opuseram ao processo de mudança”, frisou.

O escritor pediu para que as pessoas contribuam com o próximo livro. “Depois dos Coronéis, que espero lançar depois de 2014, deve focar também um pouco do governo Cid Gomes. Quero, desde agora, pedir às pessoas que têm alguma contribuição a dar, que possam nos ajudar. Digo que esse é o livro mais difícil, porque não busco um julgamento histórico, mas uma junção de fatos”, explicou.

Durante o lançamento, que aconteceu no Plenário 13 de Maio, coube ao deputado federal e jornalista Mauro Benevides (PMDB-CE), fazer a apresentação do livro. Já a “orelha” ficou a cargo do jornalista Wilson Ibiapina.

Também participaram do evento o ex-governador Gonzaga Mota, os ex-presidentes da Assembleia Legislativa Antônio dos Santos e Antônio Câmara, os deputados estaduais Heitor Férrer (PDT) e Tin Gomes (PHS) e os deputados federais Danilo Fortes (PMDB-CE) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).

DF/LF

Veja também