Biografia apresenta carreira da cantora Rosa Passos
Por Lindalva Montezuma24/03/2023 09:44 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

A cantora, compositora e violonista baiana Rosa Passos é a atração desta sexta-feira (24/03) do Biografia, programa da rádio FM Assembleia (96,7MHz), a partir das 20h. A artista é considerada uma das maiores vozes da bossa nova na atualidade.
Além de apresentar a trajetória artística, a edição desta semana traz sucessos do repertório da cantora, como “Juras”, “É Luxo Só”, “Abajur Lilás”, “Besame Mucho”, “Eu Não Existo Sem Você”, “Desilusion”, “Curare”, “Altos e Baixos”, “Dindi”, “Desafinado”, “De Flor Em Flor”, “Zanga Zangada”, “S’Wonderfull” e “Chovendo na Roseira”.
Nascida em Salvador em 1952, Rosa Passos começou a tocar piano aos cinco anos de idade, incentivada pelos pais. Aos 15 anos, já se apresentava na televisão local e participava de festivais de música. Influenciada por Dorival Caymmi e João Gilberto, trocou o piano pelo violão e se dedicou à arte de cantar e compor.
Estreou no mercado fonográfico em 1979, com o disco “Recriação”, que trazia canções próprias em parceria com o letrista Fernando de Oliveira. Depois de um período afastada da carreira para cuidar da família, Rosa Passos voltou à cena musical em 1985 e lançou vários discos aclamados pela crítica e pelo público. Em 1991, foi a vez de “Curare”, um álbum com clássicos da MPB de compositores como Tom Jobim, Ary Barroso, Carlos Lyra e Djavan.
Em 1996, lançou “Pano pra Manga”, com a maioria das faixas assinadas por ela e Fernando de Oliveira. As composições chamaram a atenção do cantor norte-americano Kenny Rankin, que gravou duas delas em inglês, com a participação vocal de Rosa Passos. A partir de 1996, a artista iniciou carreira internacional, apresentando-se em países como Estados Unidos, Japão, Espanha, Alemanha, Suíça e Cuba.
Em 1999, foi convidada para celebrar os 50 anos da democracia alemã junto com Paquito D'Riviera e a WDR Big Band em shows em Bonn e Colônia. Já em 2004, seu disco “Amorosa” foi relançado nos Estados Unidos e alcançou o sétimo lugar na parada Billboard World Music. Em 2008, ela recebeu o título de doutora honoris causa pelo Berklee College of Music junto com Steve Winwood e Howard Shore.
Ao longo de sua carreira, a artista lançou mais de 20 discos. A discografia abrange clássicos da música brasileira, como Ary Barroso, Antônio Carlos Jobim, Dorival Caymmi e Chico Buarque, além de composições próprias.
Rosa Passos é considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira contemporânea e uma das herdeiras do legado de João Gilberto. A voz suave e o violão preciso encantam plateias do mundo inteiro.
Produzido e apresentado por Sonja Andrade, Biografia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, na rádio FM Assembleia.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Fim da escala 6x1 é defendida em solenidade em comemoração ao Dia do Trabalhador
Autor: Ariadne Sousa
Na Alece Tem destaca atendimento do Ciadi com crianças com TEA e síndrome de Down
Autor: Wanessa Tavares/com Assessoria