Notícias

Brasilidade apresenta trabalho do sanfoneiro paraibano João Severo

Por ALECE
23/06/2017 12:48 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

Sanfoneiro João Severo Sanfoneiro João Severo - Foto: Divulgação Internet

O programa Brasilidade da rádio FM Assembleia (96,7MHz) deste domingo (25/06) apresenta o trabalho do sanfoneiro paraibano, da cidade de Sapé, João Severo, que já gravou discos de artistas como Jackson do Pandeiro, Zé Ramalho e Alceu Valença. Durante a infância, o músico morou em várias cidades da Paraíba. Filho de Severino Severo da Silva, que tocava concertina de oito baixos, o músico morou em várias cidades da Paraíba.

João Severo aprendeu a tocar concertina de oito baixos com oito anos, escondido do pai, que o havia proibido de manusear o instrumento.  Ao ser descoberto, já era um virtuoso e escapou da surra prometida e também  passou a se apresentar das festas.

Aos 10 anos, o músico decidiu tocar sanfona, instrumento que ganhou do pai, ao ser sorteado no jogo do bicho. Rapidamente João Severo aprendeu a tocar sanfona e se apresentava não só em festas familiares, como também em praças de cidades da Paraíba e de Pernambuco.

Com os recursos obtidos nas apresentações, custeou a ida dele e do pai ao Rio de Janeiro. Na capital carioca, acompanhado de dois meninos tocando zabumba e triângulo,  se apresentava nas praças por onde passava.  A partir de 1961, tocou na feira de São Cristovão. Em 1969, passou a tocar com Jackson do Pandeiro em gravações, parceria de 16 anos.

 João Severo participou do disco “A peleja do diabo contra o dono do céu”, de Zé Ramalho, tocando acordeom na faixa título, em 1979. No ano seguinte,  participou do disco “Coração bobo”, de Alceu Valença, nas faixas “Como se eu fosse um faquir”, “Coração bobo” e “Vem morena”.

 Em 1982 e 1983,  participou do Festival de Montreux, na Suíça, e foi considerado um dos melhores músicos do evento. Também fez show na Itália. Em 1986, lançou pela EMI Odeon o LP “No forró eu e ela”.

Com produção de Fátima Abreu e Ronaldo César e apresentação de Narcélio Limaverde, Brasilidade vai ao ar aos domingos, às 18h. A reprise acontece às terças-feiras, às 23h.

JS/AT

Veja também