Brasilidade destaca trabalho do pianista Luiz Carlos Vinhas
Por ALECE24/07/2015 13:41 | Atualizado há 11 meses
Compartilhe esta notícia:
O programa Brasilidade da FM Assembleia (96,7 MHz) homenageia, neste domingo (26/07), o pianista e compositor carioca Luiz Carlos Vinhas. O músico, que começou a tocar piano aos quatro anos de idade, participou de reuniões que marcaram o surgimento da Bossa Nova.
Nascido em uma família de músicos e morador de Copacabana, berço da Bossa Nova no Rio de Janeiro, Luís Carlos Vinhas já tocava profissionalmente aos 17 anos, animando as matinês do Clube Caiçaras, zona sul carioca. Colega dos violonistas Roberto Menescal e Carlos Lyra no Colégio Mallet Soares, Vinhas contou com a ajuda dos amigos para iniciar a vida de boêmio.
Luís Carlos começou a carreira acompanhando a breve incursão da atriz Norma Bengel como cantora. Em 1961, formou o Bossa Três, junto com o baterista Edson Machado e o baixista Tião Netto. Ao longo da carreira, gravou nove discos solo e tocou com nomes como João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, sem contar o trabalho acompanhando artistas como Elis Regina, Maria Bethânia, Maysa e Jorge Ben.
Em 1968, gravou seu primeiro LP solo, “O som psicodélico de Luis Carlos Vinhas”, lançado pela gravadora CBS. Atuou como pianista em discos de Elis Regina, Maria Betânia, Wilson Simonal, Jorge Benjor e Quarteto em Cy, entre outros.
Produzido por Fátima Abreu e Ronaldo César, o programa Brasilidade vai ao ar aos domingos, às 18h, com reprise nas terças-feiras, às 23h.
LF/GS
Veja também