Notícias

MMLC apresenta ações a parlamentares e esposas e deputados da Alece

Por Ariadne Sousa
22/03/2023 17:49 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Dário Gabriel

O Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) realizou, nesta quarta-feira (22/03), a partir das 14h, encontro para apresentação do trabalho da organização. A primeira-dama da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e presidente do MMLC, Cristiane Leitão, comandou o evento, preparado para receber deputadas estaduais e esposas dos deputados da 31ª legislatura.

O encontro, que contou com a participação das deputadas Larissa Gaspar (PT), Lia Gomes (PDT) e Marta Gonçalves (PL), foi promovido com o objetivo de apresentar as ações e planejamentos do movimento para que tanto as deputadas quanto as esposas dos parlamentares compreendam a importância e o impacto das iniciativas empreendidas pelo grupo. 

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), participou da abertura do evento por meio de um vídeo em que, além de dar as boas-vindas às participantes, destacou os esforços empreendidos por aquelas que compõem o MMLC. “Atuar na promoção do bem-estar da população, buscando parcerias para expandir projetos sociais, e lutar por ações que beneficiem o cidadão cearense fazem do movimento uma organização fundamental para a Assembleia do Ceará”, afirmou. 

Na apresentação, a primeira-dama destacou a necessidade de que haja união de esforços em prol das populações mais vulneráveis. “A gente pode transformar esse movimento em uma potência, pois temos muitas mulheres de força. O Parlamento cearense nunca teve uma bancada feminina tão expressiva, então esse é o momento de unir forças por aqueles mais carentes”, ressaltou Cristiane.

Ela explicou ainda que, a cada ano, o grupo se reúne para definir o foco de trabalho para o período. Segundo ela, neste ano de 2023 chamou a atenção a situação dos jovens que não trabalham nem estudam. “A gente precisa ofertar capacitação e oportunidade para esses jovens, de forma que eles tenham assistência, mas que também consigam ter autonomia”, afirmou a primeira-dama.

Outro assunto de destaque nas iniciativas desse ano é o combate à fome. Para a deputada Larissa Gaspar (PT), que preside a Comissão de Proteção Social e Combate à Fome da Alece, o MMLC tem eixos de trabalho em comum com o Legislativo, e integrar essas atuações pode trazer muitos resultados positivos. 

Já a Procuradora Especial da Mulher da Alece, deputada Lia Gomes (PDT), chamou a atenção para outra pauta relevante: o combate à violência. “A gente tem que focar no que nos une, precisamos agregar mulheres de todos os segmentos para que a gente consiga dizer em uma só voz que basta de violência”, destacou.

A deputada aproveitou a oportunidade para contar que está sendo preparada, para o próximo dia 30 de abril, uma marcha em parceria da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) com a União de Vereadoras Mulheres em defesa dos direitos das mulheres.

A presidente de honra do MMLC, Meire Costa Lima, salientou que o encontro é uma oportunidade para aquelas que ainda não conhecem os projetos e ações em que o movimento atua. “Todas nós nos juntamos nesse movimento apartidário para que a população cearense seja melhor assistida”, disse.

MMLC REALIZA SEMANA ARTESÃ

Iniciada na terça-feira (21/03), a Semana Artesã, promovida pelo MMLC, reúne servidoras e representantes de municípios cearenses que trabalham e empreendem com artesanato em uma feira para exposição e venda. A ação conta ainda com a realização de workshops. 

Nesta quarta-feira (22/03), às 15 horas, Nara Guimarães, da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas do CRS, apresenta um exercício sistêmico com a temática “A Arte de Cuidar: um olhar para nossa saúde mental”. 

Já quinta-feira (23/03), às 14 horas, a roda de conversa com o tema “Inteligência emocional e a autoestima”, ministrada por Viviane Vale, secretária do MMLC, encerra a programação dos workshops. Os dois encontros serão na sala das práticas sistêmicas, no 3º andar do anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).

As exposições e vendas de artesanato seguem até a sexta-feira (24/03), no hall do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), também no anexo III da Alece. 

SOBRE O MMLC

O Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) reúne mulheres que atuam na Alece com a finalidade de desenvolver ações voltadas para o bem-estar social do cidadão cearense. É presidido pela primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, e atua nos ambientes externos e internos da Casa.

O objetivo do MMLC é ser uma ponte entre a instituição, a iniciativa privada e as populações vulneráveis.

Edição: Clara Guimarães

Veja também