Sérgio Aguiar destaca importância das fontes de energias alternativas
Por Luciana Meneses23/02/2023 11:00 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) apontou, durante pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (23/02) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), as fontes de energia alternativas e renováveis como ferramenta para impulsionar a economia cearense.
De acordo com o parlamentar, 81% da energia consumida no Estado já é oriunda dessas fontes de energia. O Ceará é um forte produtor de energia solar e eólica e se prepara para a produção de hidrogênio verde. “Já somos privilegiados pelo clima do nosso Estado, contando com sol e ventos quase o ano todo, e agora produziremos o hidrogênio verde. E essa energia, por ser mais barata, impulsiona, por exemplo, a irrigação da agricultura familiar, a indústria, o comércio”, exemplificou.
Sérgio Aguiar frisou ainda a importância da participação do Governo Federal no incremento da economia, por meio das parcerias com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). “O BNB sempre foi um grande parceiro do nosso Estado e, nesse momento, é peça chave na pulverização de crédito para esses pequenos agricultores buscarem essa energia alternativa, reduzindo os custos desse insumo tão necessário”, avaliou.
O deputado ainda destacou o município de Bela Cruz pelos 66 anos de emancipação política. “Quero parabenizar todos os cidadãos daquela cidade, em especial, o prefeito Netinho Moraes, que vem fazendo uma administração exemplar. Estarei lá hoje à noite para participar das atividades alusivas à comemoração”, informou.
Em aparte, o deputado Sargento Reginauro (União) lamentou que, embora o Nordeste tenha um grande potencial para gerar energia alternativa, a taxação desses serviços acaba por não torná-los viáveis para todos. “Poderíamos caminhar para aumentar essa produção, mas lamentavelmente teremos a redução da instalação de placas de energia solar, porque pagaremos por ela, uma vez que o Governo do Estado irá taxá-la. Temos tudo para ser um polo produtor, mas o Governo continua com sua política de taxação, visando simplesmente à arrecadação, prejudicando o desenvolvimento do Estado”, criticou.
Para o deputado De Assis Diniz (PT), a temática das fontes de energia renováveis é de extrema relevância para o desenvolvimento de qualquer estado. “Temos várias possibilidades de trabalhá-las em nosso Estado, mas, infelizmente, ainda existem alguns gargalos que atrasam algumas realizações. O hidrogênio verde já é uma realidade, assim como a nossa energia solar e eólica”, ressaltou.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Sargento Reginauro critica política de segurança pública no Ceará
Autor: Guilherme de Andrade
Acrísio Sena cobra responsabilidade de oposição no debate sobre segurança pública
Autor: Luciana Meneses