Notícias

Sessão solene homenageia Corpo de Bombeiros do Ceará

Por ALECE
07/08/2015 12:11 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

Quartel do Corpo de Bombeiros do Ceará Quartel do Corpo de Bombeiros do Ceará - Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, na segunda-feira (10/08), a partir das 15h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em alusão ao aniversário de fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. O evento atende a requerimento do deputado Capitão Wagner (PR), subscrito pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB).

A instituição foi criada oficialmente em 8 de agosto de 1925, através da Lei no 2.253, pelo então governador do Estado, Desembargador José Moreira da Rocha. Inicialmente, era denominado de Pelotão de Bombeiros. Em 1º de janeiro de 1934, começou a operar sob o nome de Corpo de Bombeiros de Segurança Pública do Estado.

Com o transcorrer dos anos, a corporação foi se desenvolvendo, até ocorrer a desvinculação da Polícia Militar, através da Lei nº 11.673, em 20 de abril de 1990. O ato deu autonomia ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, que procurou, cada vez mais, buscar o desenvolvimento de suas ações em prol da população do estado do Ceará.

De acordo com o autor do requerimento, deputado Capitão Wagner, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará tem como seu pilar de sustentação a dedicação à preservação da vida e do patrimônio alheio. “É uma política motivacional, com uma cultura de prevenção proativa, que busca, acima de tudo, conscientizar o cidadão do seu papel cooperativo, deixando de ser uma instituição aquartelada. Hoje, tem como um dos seus principais objetivos a valorização da vida através da execução de inúmeros projetos sociais”, justifica. 

Desde 2013, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará está sendo comandado pelo Cel QOBM João Carlos de Araújo Gurgel, tendo como comandante adjunto o Cel QOBM Heraldo Maia Pacheco e contando com um efetivo aproximado de 1.400 homens, distribuídos nas unidades militares da Capital, Interior e Região Metropolitana.

Durante a solenidade, que vai contar com a presença de autoridades, serão entregues placas comemorativas a pessoas ligadas à corporação pelos relevantes serviços prestados ao Ceará.  
DF/JU

Veja também