Solenidade celebra o Dia de Conscientização sobre Doenças Raras
Por ALECE12/03/2014 16:19 | Atualizado há 10 meses
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa realiza, nesta quinta-feira (13/03), às 15h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene pelo transcurso do Dia Estadual de Conscientização sobre Doenças Raras, que é comemorado no último dia do mês de fevereiro. O evento, que atende a solicitação da deputada Patrícia Saboya (PDT), tem o propósito de oferecer informações para a sociedade sobre a existência dessas doenças, sintomas, formas de diagnóstico e tratamento.
Segundo Patrícia Saboya, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define como doenças raras as que afetam 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos. “Pelos dados do Ministério da Saúde, existem de seis a sete mil tipos de doenças raras, de difícil diagnóstico, que atingem de 6% a 8% da população, sendo que 80% delas são de origem genética. Todas as semanas são noticiadas uma média de cinco novas enfermidades”, informa.
A parlamentar também alerta que é importante que o Brasil, e em especial o Ceará, integre a luta mundial pela conscientização de doenças raras, para auxiliar as pessoas a terem mais informações sobre os sintomas e diagnósticos dessas enfermidades, oferecendo aos nossos cidadãos mecanismos para identificá-las mais cedo e usufruir de uma vida mais digna e de qualidade.
Serão homenageados durante a solenidade a promotora de Saúde Pública do Estado do Ceará, Isabel Porto; a diretora do Hospital Infantil Albert Sabin, Marfisa Portela; a presidente da Associação Brasileira de Amiotrofia Espinhal (Abrame), Fátima Braga, e o superintendente do Instituto Doutor José Frota (IJF), Valter Frota.
Também vão receber homenagem o representante da Comissão de Saúde da OAB/CE, Ricardo Madeiro, e o pneumologista, Marcelo Alcântara.
WT/LF
Veja também