Solenidade marca devolução de imagem de Nossa Senhora à 10ª RM
Por ALECE12/08/2014 14:10 | Atualizado há 10 meses
Compartilhe esta notícia:
Guardada há 157 anos pelos descendentes do coronel Licínio Nunes, a imagem original de Nossa Senhora da Assunção voltará ao seu lugar de origem: a 10ª Região Militar. A imagem, uma relíquia datada do século XVIII, será entregue oficialmente na próxima quinta-feira (14/08), em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. A solenidade, que começa às 19h, atende a solicitação da deputada Fernanda Pessoa (PR).
Antes do evento, no dia 12, será realizada uma missa no sítio Jurucutuoca, no Eusébio, onde a família Nunes abrigou a imagem em um santuário. Já no dia 15 de agosto, às 10h, o arcebispo Antônio de Aparecido Tose irá celebrar uma missa na Catedral Metropolitana. Em seguida, os fieis sairão em procissão até a 10ª Região Militar, onde ocorrerá ato de entrega da imagem sacra.
Durante a solenidade na AL, serão homenageados com placas comemorativas os oito herdeiros da família Nunes: Maria José Costa Nunes (in memoriam), Maria Estefânia Nunes Prado, Francisco Juarez Costa Nunes, Maria Valdez Nunes de Lima, Maria Suzana Nunes Gurgel, Maria Guiomar Nunes de Araújo, Paulo Costa Nunes e Francisco Lauro Ferreira de Araújo, guardião da Santa por 47 anos.
De acordo com a deputada Fernanda Pessoa, a imagem chegou à capital em 1654, trazida pelo comandante português Álvaro Azevedo Barreto, para que a população pudesse ter uma santa de devoção e figura de contemplação. A imagem foi instalada em uma capela no pátio do então Forte Schoonenborch.
Quando da reforma do forte, ela foi levada para a sacristia da matriz da cidade e doada para o coronel Licínio Nunes de Melo, que era administrador da Irmandade São José, e compadre do arcebispo de Fortaleza na época, Dom Joaquim José Vieira.
PE/AT
Veja também